Aplicativo para monitoramento do transporte público deve ficar pronto em 60 dias

Anderson Ferreira

A concessionária do transporte público coletivo de Mossoró, Cidade do Sol, implantará, num prazo de 60 dias, o aplicativo que permitirá ao usuário do serviço acompanhar, em tempo real, horários e rotas dos ônibus. A primeira fase da implantação já foi concluída e está em fase de teste.

Para isso, todas as rotas e pontos de ônibus foram mapeados através do sistema GPS, instalado nos veículos da frota e, em seguida, catalogados. Após os testes, o próximo passo é disponibilizar essas informações no aplicativo.

“Estamos buscando mecanismos para melhorar o serviço ao nosso usuário, de modo que ele administre melhor seu tempo e melhore a qualidade de vida, pois saberá os horários e rotas e evitará possível estresse”, avalia Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol.

Com o aplicativo em funcionamento, o usuário do transporte coletivo terá acesso, por meio do número do ônibus, à localização precisa e saberá, em quanto tempo, o veículo passará pela parada onde deseja embarcar.

Entraves

O técnico analista de implantação da Cittati – empresa responsável pela instalação do aplicativo, Anderson Ferreira, explica que a primeira fase do processo já poderia ter sido concluída, não fossem as dificuldades de catalogação dos pontos de ônibus.

“Tivemos muitos problemas em catalogar os pontos de ônibus, pois, em muitos casos, eles não são sinalizados, não têm nenhuma referência. Criamos pontos fictícios para que fossem reconhecidos na rota, e isso atrasou a conclusão da primeira etapa“, explica.

Outro ponto negativo, apontado pelo técnico, trata da curta distância entre uma parada e outra, nos bairros, que prejudica uma melhor fluidez do trânsito.

“Encontramos paradas que são separadas por cerca de cinco metros, quando a distância ideal precisaria ser de pelo menos cem metros. Isso prejudica muito que o transporte flua melhor“, avalia.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto