Após derrota judicial, reitora da Ufersa retira quadro de ditador do gabinete

Reitora nomeada por Bolsonaro resgata quadro de ditador (Foto: reprodução)

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Ludimila Oliveira anunciou que vai acatar a decisão do Conselho Universitário da instituição e retirar o quadro do ditador Costa e Silva de seu gabinete.

A decisão vem após ela tentar reverter a decisão pela justiça e ser derrotada (ver AQUI).

Em longa nota ela alega que resgatou os quadros de pessoas importantes na fundação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) que daria origem a UFERSA, como Costa e Silva, autor do famigerado Ato Institutcional número 5 que endeureceu a ditadura militar, e Dix-huit Rosado. O primeiro era o presidente na época da fundação da instituição. O segundo exerceu influência política nesta conquista.

Assim, tendo em vista a relevância destes dois atores para a história da ESAM/UFERSA, sendo as principais autoridades fundadoras da Instituição, e em reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados à criação da ESAM e ao Município de Mossoró-RN e região, as suas fotos foram expostas novamente neste ano de 2020 com a chegada da nova gestão, agora na parede da Reitoria da Instituição.  

Existe uma resolução interna da UFERSA que proíbe homenagens a ditadores na instituição.

Leia a NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre o QUADRO de COSTA E SILVA

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto