Casos confirmados de Covid-19 aumentam 62% no RN em uma semana e Estado confirma 125 óbitos no período

Secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, reforçou necessidade de união para melhoria dos índices de isolamento (Imagem – Reprodução)

9.148 pessoas já testaram positivo para o novo coronavírus no Rio Grande do Norte e 367 pessoas morreram com confirmação da doença. 69 óbitos estão em investigação, segundo informou o secretário adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte, Petrônio Spinelli, na coletiva de imprensa desta quarta-feira, 3, em Natal.

O total de confirmações informadas hoje representa um aumento de cerca de 62,48% em relação aos dados divulgados há uma semana. Em 27 de maio, havia 5.630 casos confirmados oficialmente. O número de óbitos registrados na data era 242. 39 mortes estavam em investigação.

No RN há 19.659 casos suspeitos e 16.013 casos descartados. “Cada vez mais as pessoas testadas são confirmadas e menos descartadas, que mostra a evolução da epidemia”, alertou Spinelli.

Mesmo com o elevado ritmo de crescimento da doença, a taxa de isolamento social no Estado permanece bem distante dos 70% orientados pelas autoridades sanitárias. Segundo as informações mais recentes disponibilizadas pelo Inloco, ontem, 2, o índice de isolamento social no Estado foi 40,15%. O maior índice de pessoas isoladas alcançado pelo RN desde o início da pandemia foi em 22 de março (um domingo), quando o percentual chegou a 57,7%.

Nesse contexto, a taxa de ocupação de leitos permanece elevada, com superlotação da maioria dos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes adultos com sintomas do novo coronavírus.

Nesta terça-feira, às 13h58, a taxa de ocupação da Região Oeste, era de 97,8%. Em Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio Maia tinha 100% dos leitos ocupados e o Hospital São Luiz tinha 95% de ocupação. Em Pau dos Ferros 100% dos leitos do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade estavam ocupados.

Na Região Metropolitana, a taxa de ocupação chegou a 98,3%, com 100% dos leitos ocupados no Hospital da Polícia Militar, Hospital de Campanha de Natal, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande e Hospital Luiz Antonio. O Hospital Giselda Trigueiro tinha 93,9% dos leitos ocupados.

No Seridó, 45,5% do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes estavam ocupados.

 

Fila de espera

A fila de espera formada por pacientes que aguardam transferência para um dos leitos específicos chegava a 121 pessoas, das quais 31 esperavam por leitos críticos (quatro consideradas ‘prioridade 1’ e 27 ‘prioridade 2’). 89 pessoas classificadas como ‘prioridade 3’ e uma como ‘prioridade 4’.

Os dados sobre taxa de ocupação e fila de espera de pacientes são observados no RegulaRN, que atualiza os dados várias vezes durante o dia.

De acordo com Petrônio Spinelli, 594 pessoas estão internadas no Rio Grande do Norte, incluindo pacientes com suspeita ou confirmação do Covid-19, pessoas em hospitais públicos, provados ou filantrópicos e em leitos críticos ou clínicos.

Durante a coletiva, o secretário adjunto de Saúde pediu a união de todos para melhorar os índices de isolamento social.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto