Fátima anuncia que vai propor lei que acaba com lista tríplice para escolha de reitor da UERN

Fátima acata sugestão da comunidade acadêmica (Foto: Elisa Elsie)

A Governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu a chefe de gabinete da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Cicilia Maia, a presidente da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) Patrícia Barra e o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (Sintauern) Elineudo Melo. Na pauta a proposta que acaba com a lista tríplice para a nomeação de reitor e vice-reitor da instituição.

A medida responde a uma consulta do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), um dos defensores da propostas.

A governadora se comprometeu em enviar para a Assembleia Legislativa a proposta que põe fim a lista tríplice para reitor e vice-reitor da UERN e estabelece eleição direta.

“Vamos elaborar o projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa substituindo o processo de eleição por lista tríplice e oficializando a eleição direta. E também vamos constituir grupo de trabalho para consolidar o processo da autonomia da universidade. As duas medidas são reivindicações da comunidade universitária, medidas justas e democráticas e que irão contribuir para o fortalecimento da instituição”, disse Fátima.

Patrícia Barra avaliou que a universidade será ainda mais respeitada como instituição pública. Para a chefe de gabinete da diretoria, Cicília Maia, as medidas vão assegurar melhorias nos processos de tomada de decisão e agilidade na gestão. Já o presidente da Associação dos servidores técnico- administrativos, Elineudo Melo, considerou que as iniciativas valorizam a universidade consolidando sua atuação junto à sociedade.

Na reunião realizada no auditório da Governadoria a Chefe do Executivo esteve acompanhada do Vice-governador Antenor Roberto, secretários de Educação, Getúlio Marques; de Administração, Virgínia Ferreira; adjunto do Planejamento, Pedro Lima; subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa; presidente do IPERN, Nereu Linhares; e do Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho.

Nota do Blog: Fátima vai fazer pela UERN o que os governos Lula e Dilma deveriam ter feito pelas universidades federais. Evitaria excrescências como a nomeação da terceira colocada em vez do primeiro como na UFERSA.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto