Por Ludimilla Oliveira*
Aos 15 anos a UFERSA, com 53 anos de história ESAM -UFERSA, precisa de mudança.
Primeiro, construir uma identidade de uma Universidade que é capaz de transformar a realidade do semiárido e o mundo, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Segundo, a UFERSA em seus espaços de atuação multicampi precisa trabalhar como uma só. A geografia, apenas define a vocação do lugar, mas é preciso ter uma Universidade forte, valorizada e integrada em todas ações, com resultado e impacto na sociedade, onde quer que ela esteja fincada.
Terceiro, a UFERSA precisa alcançar o patamar de uma Universidade estruturada para atender as demandas locais, regionais, nacionais e internacionais em todas as áreas do conhecimento. Todos os cursos de graduação e pós-graduação tem que ser vistos de maneira igualitária, inclusiva e projetada para o futuro.
Ser reitora nesse momento, é garantir o compromisso com a comunidade acadêmica das e dos estudantes, com servidoras (es) docentes e técnicos, terceirizadas(os) e com a sociedade que vamos trabalhar com equidade, respeito, comprometimento e transparência nos atos e nas ações administrativas, só assim teremos espaços democráticos não só de discussão, mas de atuação que é o mais importante, fazer acontecer.
Acredito na mudança da UFERSA, como primeira reitora porque fazer, saber fazer é nossa marca. Já está na hora de agir com transparência, de conquistar espaços novos e de fazer da Universidade um espaço de reconhecimento contínuo na vida das pessoas que lá estão. Está na hora, de fazer a história sem esquecer a memória e de valorizar, fortalecer sem preterir.
Certa da minha missão, assumo frente à comunidade Ufersiana e a sociedade, a certeza de mudar, porque vamos todas e todos juntos, viver uma UFERSA que não precisa apenas acreditar vai ter mudança, mas que vai viver e contar as mudanças.
*É pesquisadora e professora da UFERSA
Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.
O espaço foi aberto aos demais candidatos a reitor da UFERSA para se posicionarem neste formato.