475 profissionais de Saúde testaram positivo para o novo coronavírus, confirmando que têm ou tiveram Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo boletim epidemiológico divulgado no sábado passado, 9, pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP – RN).
Técnicos ou auxiliares em Enfermagem, enfermeiros e médicos são as três categorias com maior número de confirmações dentro do grupo. Foram 161 técnicos ou auxiliares em Enfermagem, aproximadamente, 33,6% do total de profissionais de Saúde, que testaram positivo para o Covid. 70 médicos também tiveram a confirmação da doença, o que corresponde a cerca de 12,6% do total dos profissionais de Saúde. Já o número de enfermeiros somou 49 ou 10,3% dos profissionais de Saúde que tiveram confirmação da doença.
De acordo com a assessoria de comunicação da Sesap, os dados incluem profissionais das redes pública e privada e podem incluir profissionais que pegaram a doença fora do exercício profissional, como médicos que viajaram e não contraíram a doença na unidade.
55 profissionais que tiveram confirmação do novo coronavírus não informaram a categoria de saúde da qual fazem parte.
Outro dado que chama a atenção é que cerca de 67% dos profissionais que têm ou tiveram a doença são mulheres. Elas representam 319 dos 475 profissionais de Saúde que confirmaram Covid-19.
Dados de Mossoró
Ainda conforme a assessoria de comunicação da SESAP, em Mossoró, foram 92 profissionais de saúde testaram positivo para o novo coronavírus. O número equivale a, aproximadamente 19,3% de todos os profissionais que contraíram a doença no Estado.
.