Debate entre candidatos ao Governo: a conta das propostas não bate com a realidade

Candidatos prometem uma conta que não bate

Ontem assisti atentamente o debate entre os candidatos ao Governo do Estado exibido pela TV Ponta Negra. Praticamente todos os candidatos falaram a mesma coisa: reduzir impostos e ofertar mais serviços com gestão pública eficiente.

O problema é que essa conta não bate!

Ao longo do atual mandato o governador Robinson Faria (PSD) aumentou impostos e mesmo assim a gestão não foi bem avaliada pela população.

Imagine se diminuir?

Os candidatos falam em melhorar saúde, educação e segurança sem dizer de onde vão tirar os recursos e ignorando a necessidade de fazer surgir oportunidades para novas cadeias produtivas no Estado.

Os candidatos também falaram em fazer concurso público sem dizer de onde vão tirar os recursos nem como farão para lidar com a Lei de Responsabilidade Fiscal que impede a realização dos certames.

A seguir faremos uma avaliação de cada candidato:

Fátima Bezerra (PT)

Segue na tática “paz e amor” típica de quem está liderando as pesquisas. Faz o máximo possível para não se comprometer muito como fez o atual governador que marcou espaço como “governador da segurança” em 2014. A dianteira permite a petista fazer isso. Ela segue repetindo lugares-comuns e propostas superficiais.

Robinson Faria (PSD)

Em terceiro lugar nas pesquisas, o governador precisou ser mais agressivo em relação a Fátima Bezerra. Insistiu na informação duvidosa e carente de uma investigação apurada de que ela teria apoio do líder de uma facção criminosa. Se defende bem dos ataques, mas exagerou ao posar de vítima.

Brenno Queiroga (SD)

Em termos de retórica ele é imbatível. Um desavisado pensa que Olho D’água dos Borges é um cantão suíço encravado no Sertão Potiguar. Fala bem, é convincente em alguns aspectos, mas como os demais apresenta propostas inexequíveis.

Carlos Alberto Medeiros (PSOL)

Não adota o discurso incendiário de seu partido. Mostra profundo conhecimento sobre gestão pública até pela formação profissional que tem. Equilibrado, é quem se sai melhor em termos de propostas. Peca por insistir num discurso de que é possível reduzir impostos e oferecer mais serviços.

Freitas Junior

Franco atirador. Não tem nada a perder nos debates. Jogou duro com Robinson e Fátima. Cumpriu o papel dele.

Nota do Blog: Heró Bezerra (PRTB) e Dário Barbosa (PSTU) não foram convidados a participar do debate com os governadoráveis na Ponta Negra. Já Carlos Eduardo Alves (PDT) se ausentou do debate (faremos um artigo sobre o assunto na sequência).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto