A pesquisa do Instituto Realtime Big Data divulgada hoje pela TV Tropical levantou controvérsias por trazer um cenário muito diferente dos demais institutos que analisaram o segundo turno no Rio Grande do Norte.
A fundamentação da controvérsia reside na metodologia de fazer a sondagem exclusivamente por telefone. Em matéria do Jornal El País de junho deste ano a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) alertava para a imprecisão deste tipo de trabalho. “Os levantamentos e coletas de opiniões realizados por meio de ligações telefônicas, para pesquisas eleitorais de intenção de voto, não são recomendadas para esse fim”, explicou. “Nem sempre retratam com fidelidade a percepção real da maioria dos eleitores, em função da falta de listagens exaustivas dos números de telefone, principalmente os dos celulares”, acrescentou.
A mesma reportagem ouviu o presidente do Big Data Maurício Moura que argumentou que pesquisas deste tipo são confiáveis e comuns no EUA. “Não existe metodologia perfeita, e qualquer coleta de dados tem ponderação estatística, com exceção do Censo [demográfico]. Uma pesquisa feita no horário comercial é diferente de uma pesquisa feita à noite. E há institutos no Brasil com altíssima competência, que fazem pesquisa telefônica com a mesma qualidade dos institutos nos Estados Unidos”, analisou.
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