Governo do RN realizará chamada para contratação de leitos em hospitais privados

Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, falou também sobre proposta de hospital de campanha de São Gonçalo – Foto – Elisa Elsie

O Governo do Rio Grande do Norte deve lançar hoje, 15, chamada pública para contratação de leitos da rede privada de Saúde por parte do SUS. A informação foi divulgada pelo secretário do Estado de Saúde Pública, Cipriano Maia, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 15, na Escola do Governo, em Natal, para atualização das ações do Governo no combate ao novo coronavírus.

Segundo Cipriano Maia, foi realizada uma consulta prévia durante reunião com diretores dos hospitais privados para saber quais leitos estariam disponíveis nessas unidades, além daqueles ampliados para atender à Saúde Suplementar e alguns diretores informaram que tinham possibilidade, alguns com limites.

“Nós vamos lançar a chamada hoje para identificarmos precisamente essa oferta e nós contratarmos em função da necessidade, em função do curso da epidemia, na lógica que já anunciamos. Primeiro ocupar os leitos da rede pública, os leitos expandidos também nos serviços da rede do SUS, ou seja, do Município e do Estado e na sequência da rede privada”, informou o secretário de Saúde.

Cipriano também falou  sobre a proposta de montagem de uma unidade hospitalar de campanha em São Gonçalo do Amarante. “Na questão do Hospital de Campanha, nós temos a possibilidade já concreta e avaliada de ter um Hospital de Campanha em São Gonçalo do Amarante em uma instalação extremante adequada, que já foi visitada, que o Município já disponibilizou e que estamos avançando para viabilizar o mecanismo de gestão. Esse espaço comporta até 100 leitos, podendo ser 30 em assistência ventilatória ou leitos de UTI, que vai atender tanto o Município como a região metropolitana e, mais ainda, retaguarda para a região do Mato Grande, que é uma região que tem poucos serviços em condições de fazer uma assistência mais intensiva nesse sentido”, disse o secretário.

“A mesma coisa estamos discutindo com Parnamirim a possibilidade de ter uma retaguarda para a região Agreste-Sul, também dentro dessa lógica de ampliação de leitos. Estamos trabalhando aquelas alternativas, mais viáveis, mais econômicas e com mais compatibilidade. Tudo isso, lógico, limitado à condição de ofertas de equipamentos em condições de serem implementados”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Saúde, as possibilidades de implantação de Hospital de Campanha em São Gonçalo e dos leitos de retaguarda em Parnamirim caminham em paralelo com a proposta de instalação de uma unidade de campanha na Arena das Dunas. Porém, ele afirma que as propostas que estão sendo avaliadas para serem divulgadas sobre a Arena se mostram extremamente inviáveis. “Custo econômico não-compatível e nós estamos exatamente viabilizando essas outras alternativas que garantem a ampliação de leitos a um custo mais racional e mais efetivo em termos de celeridade também”, afirmou Cipriano Maia.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto