Boletim epidemiológico revela 63 novos casos de coronavírus no RN; confirmações totalizam 463

 O Rio Grande do Norte possui 463 casos confirmados do novo coronavírus e 23 mortes decorrentes do Covid-19, segundo informou o secretário Estadual de Saúde Pública do RN, Cipriano Maia, durante coletiva de imprensa realizada em Natal, nesta sexta-feira, 17.

O número de casos confirmados representa um aumento de 63 pessoas, em comparação às 400 confirmações divulgadas ontem, 16, no Boletim Epidemiológico da Secretária da Saúde do RN (SESAP). “Tivemos um crescimento significativo, explicado pelo maior número de leituras de exames no dia de ontem por parte do Laboratório Central e do Instituto de Medicina Tropical”, explicou Cipriano Maia.

O crescimento repentino pode ser justificado pelo menor número de exames realizados da quarta, 15, para a quinta-feira, 16. “Naquele dia houve uma realização de um número menor de exames, cinquenta e poucos exames. No dia de ontem se realizou, pelas informações que eu tenho, em torno de 300 exames, então, essa proporção aumentou bastante”, explicou.

Apesar de elogiar o número de estados que estão sendo feitos no RN, o secretário não garantiu uma constância maior no número de exames. De acordo com Cipriano, há escassez de material usado para a realização dos testes no mercado.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, os 23 óbitos confirmados pelo Covid-19 no Estado foram registrados em dez municípios. Outras 12 mortes estão em investigação. Os óbitos confirmados por Covid-19 ocorreram nas cidades de Assú (1), Apodi (1), Canguaretama (1), Cerro Corá (1), Lagoa de Pedras (1), Mossoró (8), Natal (5), São Gonçalo do Amarante (2), Taipu (1) e Tenente Ananias (2).

O Rio Grande do Norte possui 2.184 casos suspeitos, 2.310 descartados.

“São números preocupantes, como vimos anunciando, o que exige de toda a sociedade a vigilância para mantermos o isolamento, o distanciamento social, ficar em casa para evitarmos que essa progressão se mantenha. Nós tivemos informação que os índices de isolamento social no Estado caíram e isso é preocupante porque o fato de estarmos mantendo números que ainda são suportáveis pelo Sistema de Saúde não deve nos levar a um relaxamento”, lembrou Cipriano Maia.

O boletim divulgado hoje revelou ainda que a maior parte dos pacientes hospitalizados no Estado estão em leitos da rede privada. São 46 pacientes em hospitais particulares e 35 em hospitais públicos. O detalhamento mostra que atualmente há 13 pacientes internados em leitos de UTI de hospitais públicos (sendo oito casos suspeitos e cinco confirmados), 18 pacientes em leitos de UTI da rede privada (oito com suspeita da doença e dez com confirmação). Já nas unidades de Cuidados Semi Intensivos há 13 pacientes na rede pública (seis suspeitos e sete confirmados), seis localizados nos leitos de Cuidados Semi Intensivos de hospitais privados (dois suspeitos e quatro confirmados), além de nove pacientes em leitos clínicos públicos (sete suspeitos e dois confirmados) e 22 nos leitos clínicos do setor privado (11 suspeitos e 11 confirmados).

Ministério da Saúde

Com relação à mudança no Ministério da Saúde com a saída de Henrique Mandetta e ingresso de Nelson Teich como representante do órgão, Cipriano Maia comentou que essa mudança já vinha preocupando os secretários estaduais e que ainda não teve contato com o novo ministro, mas espera que ele mantenha a condução que vinham sendo feita pelo anterior.

De acordo com Cipriano o RN manterá a postura que vinha sendo adotada. “Aqui no Estado manteremos a linha que vem sendo mantida por todos os governadores do Brasil, de defender o isolamento social, de ficar em casa, de trabalhar para que a gente possa realmente distender essa curva da epidemia para que ela não ameace de forma crítica o sistema de atenção à Saúde como vem ocorrendo em muitos países do mundo e, inclusive, em alguns estados do Brasil já entrando em colapso”, afirma o secretário.

“São números preocupantes, o que exige de toda a sociedade a vigilância para mantermos o isolamento”, disse o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia – Foto: Elisa Elsie

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto