Armando Ribeiro Gonçalves se aproxima dos 50% de sua capacidade de armazenamento

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves vem recebendo volume considerável de água – Foto: @armando_ribeiro_goncalves – Magno Serafim

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, acumula hoje, 27, 1,15 bilhões de metros cúbicos de água, que correspondem a 48,5% de sua capacidade total, equivalente a 2,4 bilhões. A informação foi repassada pelo gerente do escritório regional da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) no Oeste, Márcio Bruno Dantas.

Segundo ele, esse é o maior volume registrado nos últimos sete anos. Na quarta-feira passada, 22, a barragem acumulava 35% de sua capacidade, ou seja, nos últimos cinco dias o reservatório registrou aumento de, aproximadamente, 13%, do volume.

O gerente regional comenta que esses números trazem certa tranquilidade para os próximos três a quatro anos.

A Armando Ribeiro Gonçalves é, como explica Márcio Bruno, responsável pelo complemento de 25% a 30% do abastecimento de Mossoró, já que cerca de 75% da cidade é abastecida por poços. Além disso, ele lembra que o escritório regional da Caern compreende 16 cidades e várias são abastecidas pela barragem, através da Adutora Médio Oeste. Das cidades que integram a regional, recebem água da Armando Ribeiro Gonçalves parte de Serra do Mel, os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, além de parte de Mossoró e da zona rural da cidade – comunidades localizadas entre Mossoró e Assú. Outros municípios que não fazem parte do escritório também são abastecidos pelo reservatório.

Para que atinja a sangria a barragem ainda precisa de um volume de água equivalente a 8,23m.

Apesar da tranquilidade trazida pelas chuvas, é preciso manter a consciência e fazer uso racional da água. Márcio Bruno comenta que não é porque está chovendo e a barragem alcançou esse nível que se deve abrir mão da responsabilidade.

Consumo durante o isolamento

O aumento do consumo residencial de água em Mossoró tende a apresentar sutileza, devido ao período de chuvas e à diminuição do consumo comercial, como informa o gerente regional da Caern, Márcio Bruno Dantas. Ele explica que ainda não há dado consolidado fechado, pois as leituras ainda estão ocorrendo e só no final do mês de abril é possível ter esse fechamento.

“O que a gente tem observador nesse primeiro instante foi um equilíbrio”, diz o gerente.

Além disso, de acordo com Márcio Bruno, também houve diminuição nos registros de falta de água. As ocorrências foram com relação ao aumento de obstruções de esgotos. O gerente regional da Caern explica que isso também ocorre devido ao período de chuvas e ao lançamento das águas pluviais na rede de esgotos.

Alguns dias atrás a Caern chegou a divulgar um vídeo pedindo atenção quanto ao uso racional da água. Márcio Bruno mantém a orientação de cuidado quanto ao consumo.

Canais de atendimento

De acordo com o gerente regional da Caern, durante este período os atendimentos presenciais na Companhia continuam suspensos, mas a população pode ter acesso a serviços da Caern através do telefone 115, da Agência Virtual (caern.com.br) e dos aplicativos para smartphones.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto