60 dos 120 leitos críticos para tratamento de Covid no RN estão ocupados; ocupação é maior nos leitos gerais

Dos 120 leitos críticos dos hospitais do Estado, 80 são gerais e 59 têm internamentos (Imagem: Reprodução)

Dos 120 leitos críticos do SUS em funcionamento no Rio Grande do Norte em hospitais do Estado ou que tem participação do Estado para tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19, 60 estão ocupados, segundo dados da assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP RN). Os dados se referem ao balanço feito às 7h desta quinta-feira, 07.

O número até pode parecer pequeno e dar a impressão de que o Rio Grande do Norte está em uma situação confortável, quando observado em sua totalidade. Porém, há diferença na ocupação por regiões. Além disso, boa parte dos leitos vagos são em unidades especializadas. Para se ter ideia, do total de leitos, 80 são gerais e 59 desses estão ocupados.

No detalhamento por regionais, segundo dados da Sesap, dos 40 leitos críticos existentes na II Regional de Saúde em Mossoró, 27 são gerais e 25 deles estão ocupados – o Hospital Regional Tarcísio Maia tem 16 dos seus 17 leitos ocupados e o Hospital São Luiz tem nove dos seus dez leitos ocupados. Os treze leitos vagos no momento do balanço da Sesap se referem a especialidades – dez leitos maternos na APAMIM e três pediátricos no Hospital Wilson Rosado.

Na VII Regional de Saúde em Natal são 49 leitos críticos, sendo 32 gerais e desses 32 apenas cinco estão vagos. O Hospital Giselda Trigueiro tem 21 dos 25 leitos com pacientes e seis dos sete leitos do Hospital da PM também estão ocupados. Os outros 17 leitos estão divididos entre o Hospital Santa Catarina, com cinco leitos de obstetrícia (um deles ocupado), Hospital Deoclécio Marques, com sete leitos de ortopedia (nenhum ocupado), e Hospital Rui Pereira, com cinco leitos para atendimento cardiovascular (nenhum ocupado).

As outras duas regionais de saúde que contam com leitos para tratamento de pacientes com sintomas de Covid são a VI e a IV. A VI, localizada em Pau dos Ferros, tem apenas quatro leitos gerais no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade e um deles está ocupado. Já a IV Regional de Saúde, tem 17 leitos gerais no Hospital Regional do Seridó, em Caicó, dos quais seis estão com pacientes, e dez leitos de obstetrícia no Hospital Mariano Coelho em Currais Novos (nenhum ocupado).

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesap, três dos hospitais da PM estão em manutenção e a Secretaria está na corrida pela abertura de novos leitos.

Nota: Os dados se referem, como informado na matéria, a informações coletadas pela Sesap às 7h desta quinta-feira, 7.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto