RN ultrapassa 200 mortes por Covid-19

Secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, atualizou informações sobre situação do Estado com a pandemia (Imagem: Reprodução)

O Rio Grande do Norte registra 212 mortes com confirmação de Covid-19 e tem 40 óbitos em investigação, segundo informou o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 25, em Natal.

São 64 óbitos a mais do que o informado na segunda-feira passada, 18, quando as mortes com confirmação da doença chegavam a 148 mortes e é mais do que o dobro das mortes confirmadas há duas semanas; no dia 11 de maio a Sesap informava que o Estado totalizada 90 óbitos com confirmação de Covid-19.

O número de casos confirmados do novo coronavírus é de 4.774. São 12.856 casos suspeitos e 10.276 casos descartados.

O secretário adjunto de comunicação chamou a atenção para o maior crescimento do número de casos confirmados, em comparação com o número de descartados. “Significa que as pessoas que estão sendo testadas agora estão dando muito mais positivo do que dava antes, o que mostra o avanço da epidemia”, explicou.

467 pessoas estão internadas em hospitais públicos ou privados do Estado, em leitos críticos ou clínicos.

De acordo com o secretário adjunto de saúde, ao longo desse processo foram criados 285 leitos, mesmo assim, situação é complicada. “Apesar da criação de leitos, nós continuamos com uma taxa de preocupação terrivelmente preocupante”, mencionou.

Petrônio Spinelli afirmou que houve diminuição de pacientes na espera por leitos destinados a pacientes classificados como ‘prioridade 1’, segundo ele, isso decorre da abertura de leitos realizada nas últimas horas.

Nesta segunda-feira, 86 pessoas atendidas em unidades hospitalares aguardavam por transferência para leitos específicos para tratamento de pacientes com sintomas do novo coronavírus. 33 delas com necessidade de leitos críticos (três delas estavam classificadas como ‘prioridade 1’ e 30 como ‘prioridade 2’). 49 pessoas eram consideradas prioridade 3 e 4 pessoas eram prioridade 4, segundo dados do RegulaRN, observados às 13h33.

A taxa de ocupação dos leitos chegava a 98,9% na Região Metropolitana de Natal, com ocupação de 100% no Hospital Luiz Antonio, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande. No Hospital da Polícia Militar 94,4% dos leitos estavam ocupados.

Na região Oeste, a média de ocupação dos leitos era de 93,5%. Sendo que em Mossoró 100% dos leitos do Hospital São Luiz estavam ocupados e 95,5% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia contavam com internamentos. Em Pau dos Ferros, a ocupação do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade era de 60%.

Na região do Seridó. 70,6% dos leitos hospitalares do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes estavam ocupados.

Respiradores

Além dos 14 respiradores adquiridos pelo Consórcio Nordeste com financiamento do Banco Mundial, o Estado recebeu, de sábado para domingo, 40 respiradores, sendo 20 equipamentos complexos e 20 respiradores mais simples. De acordo com Petrônio Spinelli, o Município de Natal recebeu a mesma quantidade de aparelhos.

“Todos eles em condições de serem usados paira tratamento de pacientes Covid, seja em estabilização, seja em tratamento de leitos de UTI”, afirmou Petrônio Spinelli.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, os 20 respiradores mais complexos recebidos pelo Estado serão distribuídos da seguinte forma: quatro serão enviados ao Hospital João Machado, seis paira a Liga Norte Riograndense de Combate ao Câncer, cinco para Mossoró e cinco para a região do Seridó.

Até a semana passada o Rio Grande do Norte só havia recebido dez respiradores, apesar da reivindicação de um número maior de respiradores, dentro do plano de contingência. “Recentemente, nós tínhamos feito um redesenho, uma readequação da quantidade de respiradores necessários. Identificamos naquele momento que nós precisávamos de, pelo menos, 80 respiradores para poder dar conta do plano de expansão de leitos críticos no Rio Grande do Norte, seja nas regiões de tratamento, seja nas regiões de estabilização em todo o Estado, de forma regionalizada”, disse Spinelli.

Segundo ele, por meio da ação do Governo, houve um compromisso do Governo Federal, através do general Ramos, ministro da Secretaria de Governo, de que o restante dos respiradores serão liberados e devem chegar ainda esta semana.

“É importante lembrar que os respiradores por si só não resolvem. É um gargalo a mais superado, Isso vai ser muito importante para avançar, mas nós precisamos de pessoas. Nós precisamos de profissionais para que isso aconteça”.

Segundo ele, o Governo tem atuado nessas medidas e lançou editais para contratação de temporários e lançará outro edital para ampliar oferta de profissionais paira os hospitais, principalmente os do interior onde serão montados pontos de estabilização.

Insalubridade

De acordo com Petrônio Spinelli, até o final do mês o Governo do Estado vai pagar o auxílio insalubridade de 40% acrescentada aos servidores envolvidos nesse momento de pandemia com retroativo para o mês de abril.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto