RN registra 9.282 casos confirmados de Covid-19 e tem 378 óbitos com confirmação da doença

Subcoordenadora de Vigilância epidemiológica do RN, Alessandra Luchesi, atualizou dados sobre o novo coronavírus (Imagem: Reprodução)

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte é de 9.282 e 378 óbitos com confirmação da doença foram registrados, segundo informou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP-RN), Alessandra Luchesi, na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 4, em Natal.

Foram 133 casos confirmados a mais do que o total de confirmações informadas ontem, 3. De acordo com Alessandra Luchesi, essa oscilação menor dos dados em relação ao que vinha sendo registrado nos últimos dias decorreu da impossibilidade de exportação de informações do banco de dados do Ministério da Saúde durante o dia de ontem.

Ela explica que essa dificuldade de exportação impossibilita o acréscimo maior no número de casos suspeitos, confirmados ou descartados referentes aos exames realizados por testes rápidos, tendo em vista que os resultados dos mesmos são verificados apenas no sistema de informação.

O Estado tem 19.516 casos suspeitos e 16.057 casos descartados e ainda há 68 óbitos em investigação.

De acordo com Alessandra Luchesi, a incidência maior de casos confirmados continua sendo na Região Metropolitana, região de Mossoró e no Vale do Açu.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica voltou a chamar a atenção para o baixo índice de isolamento social. Ontem, com base em dados do Inloco, o RN registrou apenas 40,11% de pessoas isoladas.

 

Pressão por leitos permanece elevada

A taxa de ocupação de leitos críticos exclusivos para tratamento de pacientes adultos com sintomas do novo coronavírus no Oeste era de 100%, segundo dados do Regula RN, observados às 13h46. Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e do Hospital São Luiz estavam ocupados. Em Pau dos Ferros, a realidade era a mesma, com ocupação de todos os leitos do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade.

Na Região Metropolita 99,1% os leitos estavam ocupados, com 100% de ocupação no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM), Hospital Luiz Antonio (anexo da Liga Norte Riograndense de Combate ao Câncer), Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande e 88,9% de ocupação do Hospital de Campanha de Natal.

No Seridó, a taxa de ocupação do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 77,3%

97 pessoas aguardavam em unidades hospitalares dos municípios para serem transferidas, às 13h48, conforme o RegulaRN. Desse total, 33 aguardam por leitos críticos, sendo cinco considerados ‘prioridade 1’ e 28 ‘prioridade 2’. A fila de espera contava ainda com 61 pacientes considerados ‘prioridade 3’ e três como ‘prioridade 4’.

Alessandra Luchesi informou que havia 606 pessoas internadas no Estado, incluindo pacientes confirmados e com suspeita de Covid-19, em leitos públicos ou privados, clínicos ou críticos. Do total de internamentos, 317 se referem a leitos críticos e 289 a leitos clínicos.

“As medidas de distanciamento social elas precisam ser adotadas por toda a população”, alertou a subcoordenadora.

Dados da Região Oeste mostram situação de Mossoró e Pau dos Ferros (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto