Casos confirmados de Covid-19 passam de 10 mil no RN

Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do RN, Alessandra Luchesi, reforça importância do isolamento social (Imagem: Reprodução)

O Rio Grande do Norte tem 10.888 casos confirmados do novo coronavírus e registra 431 óbitos com confirmação da doença, segundo informou a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Luchesi, em entrevista coletiva dessa segunda-feira, 8.

O número de óbitos em investigação também aumentou, totalizando 104.

Durante a coletiva, a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica alertou para a necessidade de procurar os serviços de saúde em caso de manifestação de sinais e sintomas.

Ela afirmou que o Estado tem adotado as estratégias necessárias para manter as testagens, mas reforçou: “A realização do teste diagnóstico não é um fator necessário, uma condição necessária paira se iniciar o tratamento”, disse.

Ao anunciar o índice de isolamento social atingido pelo Rio Grande do Norte ontem, 7, que foi de 49,58%, Alessandra Luchesi reforçou a necessidade de adesão ao isolamento social.

Com relação à taxa de ocupação de leitos críticos destinados ao tratamento de pessoas com sintomas do Covid-19, segundo dados do Regula RN observados às 13h28 era de 99,1% na Região Metropolitana, com 100% de ocupação no Hospital da Polícia Militar, Hospital de Campanha de Natal, Hospital Luiz Antonio, Hospital Municipal de Natal, Hospital Rio Grande. No Hospital Giselda Trigueiro a taxa de ocupação ficou em 96,8%.

Na região Oeste 97,8% dos leitos estavam ocupados. Em Mossoró, o percentual de ocupação de leitos no Hospital São Luiz era de 100% e no Hospital Regional Tarcísio Maia era de 100%.

Em Pau dos Ferros, o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade era de 83,3%.

No Seridó, o Hospital Regional Telecila Fontes Freitas era de 66,7%.

Já a fila formada por pacientes que aguardavam a transferências para leitos exclusivos contava com 112 pessoas, das quais 49 esperavam por leitos de UTI, sendo seis pacientes consideradas como ‘prioridade 1’ e 43 como ‘prioridade 2’. 57 pacientes classificados como ‘prioridade 3’ e seis pessoas consideradas ‘prioridade 4’ também aguardavam a regulação.

A subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica também falou da previsão de abertura de novos leitos para os próximos 15 dias e informou que no sábado passado, 6, houve a abertura de cinco leitos no Seridó, totalizando 27 leitos.

Segundo Alessandra Luchesi, em todo o Estado 664 pacientes internados, sendo 340 em leitos clínicos. Esses dados se referem a pacientes com suspeita ou confirmação do Covid-19, internados em hospitais públicos, privados ou filantrópicos.

Fiscalizações do final de semana

O responsável pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED), Coronel Francisco Araújo, também participou da entrevista. Ele falou sobre a ação integrada iniciada na sexta-feira passada, 5, e realizada no final de semana.

De acordo com o coronel, até o momento, 75 municípios pactuaram com o Governo do Estado.

Ele afirmou que durante o final de semana foram realizadas ações nas cidades com orla marítima, orientando a população para que não realizasse aglomeração, prática de esporte coletivo e consumo em bares e restaurantes da orla, além de ações na área comercial de Natal, sobretudo, no Alecrim. Segundo o secretário, ontem também houve barreira sanitária em Parnamirim e no distrito de Pirangi. “De forma geral, nós creditamos positivo”, avaliou o secretário.

Francisco Araújo afirmou que todos os órgãos de segurança foram disponibilizados para apoiar os municípios que aderiram ao Pacto pela Vida.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto