RN chega a total de 21.844 casos confirmados de Covid-19; 814 óbitos com confirmação da doença foram registrados

 

Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAP, Alessandra Luchesi fala sobre análise dos dados (Foto: Demis Roussos)

O Rio Grande do Norte registrou 1.769 confirmações do novo coronavírus e chegou a 21.844 casos acumulados oficialmente. O Estado registra 814 óbitos com confirmação da doença.  Os dados foram informados durante a coletiva se imprensa realizada nesta quarta-feira, 24, em Natal, pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), Alessandra Luchesi.

Segundo ela, o acréscimo de 1.769 casos em relação ao último boletim epidemiológico divulgado pela Sesap corresponde a pessoas que iniciaram os sintomas nas últimas semanas, não necessariamente, no dia de ontem.

Com relação aos 64 óbitos registados em relação ao boletim de ontem, três ocorreram nas últimas 24 horas. Mas isso não significa que esse seja o total de óbitos que aconteceu nesse intervalo de tempo, a questão está relacionada à informação sobre os óbitos. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, infelizmente, nos últimos dias há uma confirmação de 15, 20 óbitos por dia.

“A gente sempre faz uma avaliação, principalmente, pela data da ocorrência do óbito. De acordo com a ocorrência do óbito, infelizmente, essa sensação de diminuição ela não é verídica. Nesse momento o que a gente observa é que a informação da ocorrência do óbito deveria chegar ao Estado, ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) em até 24 horas da ocorrência do óbito. Porém, em alguns momentos a gente percebe, realmente, o serviço de saúde encaminhando essa informação em atraso, o que pode gerar um delay de até sete dias nessa informação do óbito. Então, apesar de nesse momento eu estar afirmando que no dia de ontem só aconteceram três óbitos, é possível que no dia de amanhã a informação já seja diferente. Então, essa informação ela é sempre atualizada no boletim e, infelizmente, nesses últimos dias temos apresentado uma confirmação de óbitos por dia em torno de 15, 20 óbitos por dia”, disse, ao ser questionada se a Vigilância realizava essa análise, já que dos 64 óbitos informados nesta quarta, há três confirmados em relação ao dia de ontem.

“É interessante a gente destacar que, apesar de nesse momento a gente estar conseguindo reduzir essas taxas de transmissão ainda será possível observar o aumento dos óbitos É um processo associado justamente aos casos que foram detectados anteriormente. Então, a confirmação dos óbitos nesse processo ela está diretamente relacionada à informação”, acrescentou.

Ainda de acordo com os dados repassados na coletiva, 32.240 casos suspeitos de Covid-19 foram descartados e 99 óbitos estão em investigação.

Na análise de casos por Região de Saúde, a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica informou que existem diferenças em relação ao comportamento da transmissão do vírus e que se verifica o aumento do número de casos na 2ª Região de Saúde, ou seja, uma alta incidência, ocorrência em detrimento do número da população, assim como a taxa de mortalidade. A Região Metropolitana e a região do Vale do Assú também foram mencionadas pela subcoordenadora.

Ocupação de leitos críticos do SUS

DAdos observados às 15h12 (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Com relação à taxa de ocupação de leitos críticos do SUS para o tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19, segundo dados do RegulaRN observados às 15h12, na região Oeste, 98,2% dos leitos contavam com internamentos.

Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e 96,6% dos leitos do Hospital São Luiz estavam ocupados. Em Pau dos Ferros, a taxa de ocupação hospitalar do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade era de 100%

94,2% dos leitos da Região Metropolitana estavam ocupados. A taxa de ocupação do Hospital de Campanha de Natal, Hospital Luiz Antonio, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande era de 100%; no hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM), 90,5% dos leitos contavam com internamentos, no Hospital de Campanha João Machado a taxa de internação era de 80%, no Hospital Memorial São Francisco o índice de leitos ocupados era de 75%. O Hospital Maria Alice Fernandes, que atende pacientes pediátricos, tinha 57,1% de ocupação.

No Seridó, a taxa de leitos ocupados no Hospital Regional Telecila de Freitas Fontes era de 88,9%.

Na região do Mato Grande, 100% dos leitos do Hospital Manoel Lucas de Miranda estavam ocupados.

A fila de espera formada por pessoas atendidas em unidades dos municípios a espera de leitos críticos destinados ao atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 tinha 114 pessoas, sendo 73 a espera de leitos críticos e 41 a espera de leitos clínicos.

Com relação ao transporte sanitário, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio S72nelli, que participou da coletiva, disse que espera concluir no máximo até a próxima semana a viabilização do transporte sanitário.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto