A governadora Fátima Bezerra (PT) está ciente de que não tem votos para aprovar a reforma da previdência estadual. A única saída para aprovar a proposta seria chamar os deputados de oposição, alguns que sempre cobraram um envio da proposta, para negociar.
Coube ao líder da bancada governista George Soares (PL), o secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas Fernando Mineiro e o chefe de gabinete Raimundo Alves disferirem os convites.
A ideia seria uma conversa presencial com a governadora para ouvir sugestões e construir um consenso para modificar a reforma por meio de emendas.
Hoje durante a sessão da Assembleia Legislativa o assunto veio à tona com George Soares tornou o convite público. “A governadora ontem fez um gesto de humildade, sensibilidade, sensatez e equilíbrio, nos passou informação da necessidade de uma reunião, inclusive a próprio pedido dos deputados da Casa”, alegou lembrando que ontem oposicionistas cobravam diálogo com Fátima.
O líder da oposição Kelps Lima (SD) considerou o convite contraditório. “Se a reforma não for votada até 31, vamos saber se argumento do prazo é verdadeiro ou não. A contradição é a cara do Governo do PT. Governadora não entra com ação judicial para impedir esse prazo, por quê?”, questionou.
O deputado estadual José Dias (PSDB) classificou a sugestão como “armadilha”. “A governadora além de estar contrariando o interesse do povo, está colocando correligionários em situação constrangedora. Eles não participam da sessão porque são proibidos de dar quórum”, complementou.
O deputado Bernardo Amorim (Avante) declarou que os colegas que dificultam a aprovação da reforma são os mesmos que permitiram aos governos Robinson Faria e Rosalba Ciarlini sacarem do Fundo Previdenciário. “Têm deputados que hoje se arvoram de defensores dos servidores, mas ontem votaram a favor do Estado lançar mão de R$ 1,2 bilhão do fundo previdenciário, prejudicando hoje os aposentados do Estado”, lembrou.
A reforma acabou mais uma vez não sendo votada por falta de quórum.
Ainda hoje traremos novidades sobre o assunto.