
Há dez uma frase padrão nas rodas políticas era: o PT do Rio Grande do Norte se resume a Fátima e Mineiro.
Na época Fátima era deputada federal e Mineiro estadual. Os dois eram os petistas mais influentes do Estado.
Mas ao contrário do que acontecia no auge do poderio do partido em nível nacional o PT no Rio Grande do Norte vem passando por um processo de reformulação apresentando nomes novos nos últimos quatro anos.
Na Câmara dos Deputados não é mais Fátima Bezerra quem representa o petismo: é Natália Bonavides. Na Assembleia Legislativa Fernando Mineiro deu lugar a Isolda Dantas e Francisco do PT.
Natália e Isolda simbolizam a renovação do partido em 2016 e se consolidaram em 2018.
Outros nomes do partido emergira das urnas em 2020. Em Mossoró Marleide Cunha será vereadora. Plúvia Oliveira é suplente que apresentou boa votação.
Em Natal Divaneide Basílio foi a segunda vereadora mais votada. O partido ainda elegeu Brisa Bracchi e apresentou novidades como Aline Juliete e Daniel Valença.
Apesar de comandar o Governo do Estado, o PT repetiu o desempenho de sempre em relação a eleição de prefeitos elegendo apenas três entre os quais o jovem Odon Junior, reeleito em Currais Novos. O que mostra a necessidade de desenvolver quadros competitivos no interior.
O PT vem passando por um processo de renovação no Rio Grande do Norte.