
O professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Dias do Nascimento derrubou a tese do prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) que chegou a pregar um cenário em que a pandemia em 2021 estaria mais tranquila do que há um ano.
José Dias, que vem acompanhando a evolução da doença no Rio Grande do Norte, mostrou no Twitter em números que o prefeito mentiu:
Se o prefeito de Natal fosse meu filho, iria sentar na mesa da cozinha e refazer a lição “dados #COVID19 em #NatalRN”. Presta atenção, valores para NATAL:
– 1a semana de março/20 Natal: ~5 casos/dia
– 1a semana de março/21 Natal: 200 casos/dia
Ele explicou que esses números se refletem na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Natal que em 2021 passou a encaminhar pacientes para o interior do Estado.
“Além disso, agrava-se pelo fato de termos lotação de 100% leitos de #UTI, que também não era a situação ano passado. O que o prefeito está dizendo hoje é muito coerente com falas negacionistas e anticientíficas já ditas durante e após a campanha que ele ganhou no 1o turno”, complemento Dias.
