A Câmara dos Deputados aprovou o projeto (PL 2112/2021), de autoria do Senador Jean Paul Prates (PT-RN), que determina a inclusão de gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidades, independentemente de idade, no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. O projeto contou com a relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros – RN). A proposta segue agora para sanção presidencial.
O autor da proposta, Jean Paul Prates, justificou que a maternidade é um momento muito delicado, com mudanças complexas em vários aspectos para as mães, sejam sociais, profissionais ou físicas, com preocupações diversas por parte da mãe com seus filhos.
“Essa é uma luta conjunta, articulada a partir do movimento #LactantesPelaVacina. Com a aprovação, ganham todas as mães que irão se proteger duplamente contra a pandemia, possibilitando estender a imunização também para as crianças, que ainda não podem receber a vacina. Por isso, é essencial que possamos avançar na celeridade dessa proposta”, explicou Jean.
O movimento “Lactantes pela Vacina” é uma mobilização nacional de mulheres que estão amamentando e reivindicaram esse direito de preferência na hora de se vacinar contra a covid.
A senadora Zenaide Maia, relatora do projeto, também comemorou sua aprovação. A parlamentar destacou a importância da iniciativa e lembrou que um dos adendos que ela apresentou ao PL foi a inclusão de puérperas, gestantes, crianças e adolescentes com deficiência ou privadas de liberdade.
“Muito feliz com a notícia da aprovação, na Câmara, do PL que dá prioridade de vacinação às lactantes, projeto do senador Jean Paul Prates que tive a honra de ser a relatora no Senado! Agora, só falta a sanção presidencial para o texto virar lei!”, publicou a senadora em suas redes sociais.