Com redução da ocupação de leitos, parceria do Hospital São Luiz com Estado será encerrada na sexta-feira (20)

HSL encerra seu contrato com Governo do Estado e volta a seu funcionamento normal (Frame – Assessoria APAMIM)

A redução no número de internações por covid-19 no oeste potiguar tem ajudado o Governo do Estado a reverter e reduzir leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos hospitais na região.

O Hospital São Luiz (HSL), em Mossoró, que durante o pico da pandemia foi utilizado como hospital de campanha, arrendado pelo Governo em parceria com Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), será entregue aos donos na próxima sexta-feira (20) e voltará a funcionar como hospital geral. A finalização formal do contrato no dia 30 desse mês e reflete o cenário positivo em relação ao avanço da vacinação, com consequente diminuição no número de internações graves.

A Diretora Geral da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim), Larizza Queiroz, que coordenou o processo de utilização do São Luiz como hospital de campanha, explicou que os custos da iniciativa foram arcados em 70% pelo Governo do estado e 30% pela Prefeitura de Mossoró-RN, conforme Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público do RN. Ela celebrou o fim da parceria, destacando que mai9s de mil vidas foram salvas nos leitos do Hospital.

“Terminamos uma etapa, foi difícil, mas conseguimos salvar mais de 1000 vidas, é momento para agradecer a todos que colaboraram para que isso fosse possível. Durante o pico da pandemia foi fundamental nossa união, pois isso garantiu assistência a toda a região do oeste potiguar. Podemos agora celebrar o avanço da vacinação e devemos continuar com os nossos cuidados básicos, para em breve comemorarmos ainda mais”, destacou a Diretora da Apamim.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou o processo de desmobilização dos leitos do Hospital São Luiz. A Secretária-Adjunta da Sesap, Maura Sobreira, destacou que o Estado permanecerá com leitos na Almeida Castro e celebrou o quadro de reversão na lotação dos leitos de UTI-Covid.

“A gente está começando a desmobilizar e reduzir contratos que foram estabelecidos no pico da pandemia. Na região Oeste, onde permanecemos com ocupações de Leitos inferior a 40% já fizemos reversões de leitos no Tarcísio Maia e no Rafael Fernandes e mesmo assim a ocupação segue baixa. “Os leitos do Hospital São Luiz são leitos contratualizações, por isso como estamos sem demanda de paciente lá, eles serão desativados, porém o Estado manterá 20 leitos de uti Covid permanecerão no Almeida Castro”, destacou Maura Sobreira

Confira a declaração completa da Secretaria

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto