Ainda repercute o comportamento machista do deputado estadual Galeno Torquato (PSD) com a deputada estadual Isolda Dantas (PT).
A petista recebeu várias manifestações de apoio de colegas parlamentares.
Confira:
“A deputada estadual Isolda Dantas (PT) foi alvo de insultos e agressões verbais partidas do deputado Galeno (PSD), que a chamou de mal educada e proferiu dentre outras frases que ela “falasse baixo”.
O machismo na política coloca sempre mulheres determinadas e que se posicionam na posição de histéricas, nervosas ou raivosas. Mas esse discurso não convence quem sabe seu lugar e o tamanho da nossa luta. Nenhuma mulher na política ou fora dela merece ter seus posicionamentos questionados sem ser na base do argumento, e do debate livre e público. Por isso, nos colocamos ao lado da companheira Isolda em solidariedade e luta. Não seremos silenciadas nunca mais!”.
Brisa Bracchi, vereadora de Natal.
“Mexeu com uma….
Estamos juntas companheira @isoldadantaspt.
Não nos calaremos diante da violência política”.
Divaneide Basílio, vereadora de Natal
“Não basta que ocupemos todos os espaços. Todos os dias precisamos reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser e não será o descontrole machista de um parlamentar que mudará isso. Toda solidariedade, companheira @IsoldaDantasPT!”.
Natália Bonavides, deputada federal.
“Toda nossa solidariedade à deputada estadual Isolda Dantas (PT – RN), que hoje, na Assembleia Legislativa do RN, mais uma vez sofreu ataques machistas e misoginos durante a reunião da Comissão de Constituição de Justiça daquela casa. Na ocasião, o duputado estadual Galeno Torquato (PSD) disse que a deputada Isolda falasse baixo, a chamou de mal educada e ainda proferiu outros ataques contra a mesma”.
Plúvia Oliveira, suplente de vereadora em Mossoró
“Outro dia, na Câmara Municipal, fui vítima de machismo. Dessa vez, mas na Assembleia Legislativa do RN, aconteceu com a deputada
@Isoldadantaspt. Homens que gostam de crescer para cima de mulheres não sabem o quão baixos são…
Isolda, receba meu abraço e a minha solidariedade”.
Marleide Cunha, vereadora de Mossoró
“@isoldadantaspt não anda só, conta com o apoio e a coragem do povo de luta potiguar. Nosso apoio e solidariedade a companheira deputada”.
Agnaldo Fernandes – Presidente do Diretório Municipal do PT Apodi/RN.
“Oxe, fale mais alto deputada @Isoldadantaspt
A cada dia nós mulheres falaremos mais alto ainda, na política e em qualquer lugar que queiramos nos posicionar.
Meu abraço companheiro de solidariedade. #tmj #mexeucomumamexeucomtodas”
Samanda Alves, ex-chefe de gabinete adjunta do Governo do RN.
“Minha solidariedade à dep @Isoldadantaspt diante dos ataques que sofreu no plenário da Assembleia por parte do deputado Galeno”.
Fernando Mineiro, deputado federal eleito e diplomado.
“Usar o espaço da Assembleia Legislativa para proferir ataques machistas é repudiável! A companheira @Isoldadantaspt foi alvo de ofensas misóginas de quem tentou, sem sucesso, calar a voz de uma deputada atuante e propositiva; voz essa que ecoa toda a nossa luta! Arroche, Isolda!”.
Jean Paul Prates, senador
“Como mulher e ex-deputada, me solidarizo com a deputada @Isoldadantaspt, vítima de machismo no exercício parlamentar. Não é admissível que homens tolham a liberdade das mulheres se expressarem, ainda mais no parlamento, lugar de embate, diálogo e representatividade. #LevanteAVoz”.
Márcia Maia, ex-deputada estadual.
Ainda se manifestaram entidades como o Centro Feminista 8 de Março, Revista Matracas, Associação Santa Luzia – DR. Severiano, Fetarn, CUT, dentre outras.