Governo apresenta proposta sobre piso dos professores na segunda-feira. Parcelamento do reajuste é alternativa

Por meio de nota o Governo do Estado informou que se reunirá com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTERN) para discutir o cumprimento da Lei Nacional do Piso da Educação que prevê para este ano reajuste de 33,24% para os professores.

“A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, em referência à atualização do Piso Nacional do Magistério Público para 2022, informa que está em diálogo com outros setores da administração estadual para realizar o cálculo do impacto deste reajuste salarial. Em respeito a categoria,o Governo do RN se reunirá com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN na próxima segunda-feira (31) para tratar deste tema”, diz a nota.

O coordenador regional do Sintern, Romulo Arnanud, conversou com o Blog do Barreto e disse que não há qualquer sinalização oficial do que será a proposta. “A gente acha que segunda-feira deve ter alguma coisa. A nossa luta é pela integralidade e paridade. Poucos Estados cumpre isso. No Nordeste só RN e Ceará fazem isso”, frisou.

Rômulo lembrou que o desejo do presidente Jair Bolsonaro (PL) era um reajuste de 7% e que ele foi obrigado a cumprir a lei. “Ele nem precisava anunciar. A Lei do Piso é muito clara”, argumentou.

Ontem o secretário-chefe do gabinete civil Raimundo Alves declarou em entrevista ao Enfoque Político da Super TV que é compromisso da governadora pagar o reajuste e que a ideia é parcelar. “Vamos sentar, negociar com a categoria, encontrar uma saída. O orçamento hoje não comporta [esse reajuste], mas vamos ter de encontrar uma saída de como pagar. Vamos ter uma dificuldade a mais, que é a legislação eleitoral. Mas vamos pedir permissão ao Judiciário, para fazermos parcelamento e encontrar uma saída para pagar. Essa vai ser a nossa grande tarefa nos próximos dias”, disse.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto