Fala de ministro sobre fim do PPI expõe “fogo amigo” sobre Jean

Alexandre Silveira se alinha a Lula e deixa Jean sob "fogo amigo" (Foto: divulgação)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o Governo Federal vaia acabar com a atual política de preços de combustíveis que segue a Paridade de Preços Internacionais (PPI).

Esse é um tema muito caro ao presidente da Petrobras Jean Paul Prates, que sempre condenou a PPI quando era senador.

Alexandre disse à Globo News que a PPI é um absurdo. “O tal PPI é um verdadeiro absurdo. Nós temos de ter o que eu venho chamando de PCI, Preço de Competitividade Interno”, disse.

O modelo a ser adotado é Preço de Competitividade Interna (PCI) que deve reduzir entre R$ 0,22 e R$ 0,25 no preço do litro do diesel.

A ideia é presidente no discurso de Jean, mas o anúncio antes da mudança dos conselheiros da Petrobras, prevista para o dia 27, coloca Jean em situação delicada.

Dentro da política de governança da empresa, a estatal teve que fazer um comunicado ao mercado informando que não recebeu proposta do Governo para alterar a política de preços dos combustíveis. “Quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia”, diz trecho da nota.

A demora em acabar com o PPI é um dos motivos para o suposto desgaste de Jean Paul Prates com o presidente Lula (PT) noticiado no início da semana pela jornalista Malu Gaspar, de O Globo.

A fala de Alexandre Silveira antecipando um tema muito caro ao presidente da Petrobras é parte do “fogo amigo”.

Jean está sendo “fritado”.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto