O Blog do Barreto repercutiu ontem (16) reportagem da Folha de São Paulo que mostra que legalmente Mossoró deverá reduzir o número de vereadores em 2024 de 23 para 21 parlamentares. As estimativas são baseadas em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cruzados com as faixas populacionais estabelecidas pela Constituição Federal.
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) confirmou, por meio de nota enviada à Folha, que irá cumprir a determinação constitucional e diminuir o número de vereadores no município.
Confira o pronunciamento
Para o aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal de Mossoró, no ano de 2020, foram utilizados os dados divulgados pelo IBGE em 27 de agosto de 2020, que estimou a população em 300.618 habitantes.
Sobre emenda à Lei Orgânica do Município para modificar o número de cadeiras no Poder Legislativo mossoroense de 23 para 21, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim, já se posicionou no sentido de cumprir o que determina a Constituição Federal para as próximas eleições municipais, de acordo com o novo quantitativo populacional de Mossoró constatado pelo Censo Demográfico 2022, divulgado oficialmente pelo IBGE no dia 28 de junho de 2023.
CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ
Palácio Rodolfo Fernandes
Diretoria de Comunicação