Blog Na boca da noite
Galinha caipira é reconhecidamente um prato delicioso servido em diversos restaurantes e, consequentemente, sacia a fome de muita gente. Trata-se de uma iguaria bastante apreciada no Brasil.
Para os moradores do Assentamento Mulunguzinho, zona rural de Mossoró, a galinha está sendo a saída para levantar recursos financeiros. Isso mesmo: a comunidade está rifando duas galinhas caipiras para arrecadar dinheiro para bancar a pintura de sala de um galpão onde é feito o atendimento médico às pessoas daquela localidade.
O local não oferece as melhores condições para que os profissionais da saúde possam realizar seu trabalho. Muitas já foram as solicitações feitas à prefeitura para que melhore o espaço e as denúncias de descaso da gestão municipal.
Cansada de esperar pela prefeitura, a comunidade resolveu agir. Uma moradora da comunidade doou duas galinhas caipiras para os moradores e o agente comunitário de saúde realizar um sorteio, uma Rifa Digital.
O bilhete custa R$ 5 reais e todo o dinheiro arrecadado será usado para organizar uma sala de um galpão antigo existente na comunidade.
Segundo relatos de moradores, o ambiente não oferece condições para o atendimento, e o espaço é o único disponível para o atendimento.
Em um grupo de whatsapp, o agente de saúde da comunidade reforça o pedido para que as pessoas comprem a rifa pois a sala se encontra inapropriada para o atendimento médico.
“Lixo, urina de rato e morcego são facilmente encontrados no local”, afirma o agente comunitário de saúde.
O descaso da gestão Allyson Bezera com a saúde não é apenas no Mulunguzinho. Outras comunidades também sofrem com a falta de atenção básica de saúde como Assentamento Favela, Maracanaú, Hipólito e Espinheirinho.