Rogério Marinho mente ao justificar voto contra a reforma tributária alegando defesa dos mais pobres

Rogério Marinho ignora benefícios para dizer que reforma tributária é ruim para os pobres (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Único senador do Rio Grande do Norte a votar contra a reforma tributária, Rogério Marinho (PL) justificou a posição alegando que está defendendo os mais pobres.

O argumento se sustenta em uma premissa mentirosa da parte do senador.

Ele usou um argumento falacioso e fez questão de postar no próprio Instagram. Assista o vídeo abaixo e em seguida o Blog do Barreto vai desconstruir o argumento do senador potiguar.

Marinho se apega a questão de que o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) será o maior do mundo com 27,5%, mas omite o fato que o novo tributo vai trazer uma redução na carga tributária de sete pontos percentuais em alíquotas em relação ao que pagamos atualmente.

Da omissão vamos as mentiras.

Marinho diz estar preocupado com os pobres, mas a reforma zera os tributos dos produtos da cesta básica, reduz em 90% a tributação sobre o consumo (o que ajuda justamente a base da pirâmide social), diminui em 12 pontos percentuais os impostos para os 10% mais pobres da população e aumenta tributos para os 10% mais ricos.

Além disso, a reforma vai beneficiar a indústria.

A Folha de S. Paulo fez um infográfico que reproduzimos abaixo cujas informações desmontam as informações de Marinho.

Não faz sentido o discurso do senador.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto