Debate da TCM é focado em propostas e ausência de Francisco José Junior foi boa para Rosalba

candidatos-participam-de-debate-na-tcm-1

Um debate bem mais propositivo que o da Intertv Cabugi. Assim avaliou o debate da TCM. O formato com menos espaço para o confronto entre os candidatos facilitou isso.

Mas isso não significa que os candidatos não passaram por momentos tensos. Foram poucos, mas existiram.

A decisão do juiz Breno Valério de excluir o prefeito Francisco José Junior (PSD) colaborou e muito para que o debate fosse mais tranquilo. A ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) foi a mais beneficiada. Seus militantes comemoraram efusivamente nas redes sociais a exclusão do pessedista que expôs os pontos fracos dela tirando-a do sério na Intertv.

A ex-governadora estava visivelmente mais tranquila ontem. Ainda conseguiu pegar o principal adversário, Tião Couto (PSDB), ao fazer uma pergunta incluindo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é pouco conhecido do grande público e ainda leva os desavisados a se confundirem com o Sistema Único de Saúde (SUS). A sacada, legítima do ponto de vista político, deixou o tucano destreinado e com dificuldades para responder. Foi o melhor momento da carreira política de Rosalba em um debate.

Mas parou por aí. Ela recebeu o troco de Tião que a questionou a respeito dos números do transporte público apresentado por ela no outro debate. Ela não soube se sair da armadilha.

Já Tião Couto mostrou as mesmas dificuldades para se expressar das outras oportunidades que teve. Também foi infeliz ao dizer que os professores fingem que dão aula. Pegou mal e a militância rosalbista explorou o assunto à exaustão nas redes sociais.

E Gutemberg Dias (PC do B)? O comunista seguiu o padrão mostrado até aqui. Propositivo, bem articulado nas palavras. Soube atacar os dois principais adversários com argumentos sólidos.

Por fim, Josué Moreira (PSDC). Está bem abaixo das outras campanhas que participou e protagonizou o  momento mais patético do debate quando disse ser Rosalba um “mito” e só faltou declarar que vota na ex-governadora. O gesto sensibilizou Rosalba que chegou a dizer que faria o observatório lunar proposto pelo democrata cristão. Ela embarcou no projeto que parece ser elaborado pelo marketing do saudoso Miguel Mossoró.

Os candidatos seguiram fracos nas propostas e faltou a presença de Francisco José Junior para “animar a festa”.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto