Pesquisa mostra cenário antigo

pesquisa-de-fato-ipespe-e1475327230220

O Jornal De Fato publicou hoje uma pesquisa do IPESPE que aponta uma vantagem de 34% para a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) sobre Tião Couto (PSDB). É um cenário antigo. Basta observar que os números foram coletados nos dias 21 e 22 de setembro segundo consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não se trata de desqualificar a pesquisa, mas de alertar ao leitor para o óbvio: a pesquisa foi registrada no dia 24 de setembro, dois dias após a realização da sondagem.

Um assunto me desperta curiosidade: foi trocado o questionário no sistema sem que fosse feita uma nova pesquisa. Não é no mínimo estranho?

A pesquisa contrasta todas as informações de bastidores que o Blog recebeu ao longo desta campanha.

Após a sondagem do IPESPE, aconteceram dois debates, movimentações políticas importantes e adesões às candidaturas. Teríamos um cenário de dilatação da vantagem de Rosalba ou de aproximação de Tião?

O Blog do Barreto entende que há sim um favoritismo inquestionável de Rosalba, mas exerce o dever de alertar ao (e)leitor as contradições da sondagem. Pode até estar correta, mas há algumas questões que precisam ser observadas.

Uma delas é: se Rosalba tem toda essa vantagem porque entrou na Justiça Eleitoral para barrar a pesquisa Seta/TCM? Quem tem 34% de vantagem não tem nada a temer, não é?

ERRO

O Instituto IPESPE já errou feio em suas sondagens. O Blog do Barreto encontrou o caso de Garanhuns (PE) em 2012 onde foi publicada uma pesquisa faltando dois dias para o pleito com um cenário equilibrado na eleição de lá. Abertas as urnas o eleito venceu com uma vantagem de 22%. Confira AQUI a pesquisa e resultado AQUI.

Vamos aguardar a pesquisa da TCM amanhã.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto