Girão mente para acusar o Blog do Barreto de postar fake news. Documentos provam que nossa notícia está correta

Girão usa termo fake news sem base para desmentir matéria (Foto: autoria não identificada)

Alvo do inquérito das fake news, o deputado federal General Girão (PL) teve o desfaçatez de acusar o Blog do Barreto de ter espalhando uma, ironia do destino, uma fake news sobre a decisão dele de recuar da emenda que garantia recursos para a FM da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

No próprio “desmentido” postado nas redes sociais, Girão admite que fez um remanejamento da emenda para um outro projeto na Ufersa. O deputado contou que remanejou a emenda da FM para o custeio do Núcleo de Equoterapia do Semiárido, também na instituição.  “Foi justamente esse projeto que recebeu os R$ 500 mil da emenda que o blog diz que foi retirada. Não, esta emenda não foi retirada da UFERSA. Ela foi apenas redirecionada para o Núcleo de Equoterapia, outro projeto da própria Universidade. Em relação à implantação da rádio, a Reitoria precisava de outras emendas, além da minha, para que o projeto pudesse sair do papel. A reitora não conseguiu. Então, só a minha não adiantaria. Para não perder o recurso, repito, destinei para o NESA, que também é da UFERSA”, explicou.

Girão mente ao dizer que o Blog espalhou uma informação falsa e distorce o verbo utilizado por esta página. A matéria é clara quando trata de recuo de emenda da FM. Além disso, ele retira a emenda da administração da Ufersa para um projeto independente dentro da instituição.

Os documentos que o Blog do Barreto teve acesso mostra quais foram as intenções de Girão. A emenda da FM foi apresentada no dia 28 de fevereiro e o remanejamento que ele mesmo admite ter foi aconteceu no dia 30 de abril quando Rodrigo Codes já tinha sido eleito reitor da Ufersa.

O Blog do Barreto apurou que os R$ 500 mil para a FM Semiárido seria para comprar os primeiros equipamentos da emissora e que se não fosse o recuo, repito recuo, a licitação já estaria em curso.

Em conversa com o Blog, a reitora Ludmilla Oliveira confirmou as informações divulgadas na sexta-feira de que ela tentou reverter a decisão do deputado. “Bruno realmente a emenda foi retirada. Tentei explicar a importância da FM SEMIÁRIDO porque é educativa. Mas o Deputado não aceitou. O que considero lamentável!”, avaliou.

Ela disse que seguirá batalhando pela implantação da rádio.

Confira os documentos que comprovam a veracidade da matéria do Blog:

OFÍCIO – 11 – 2024 DGGM – UFERSA

OFÍCIO – 11 – UFERSA – EMENDA 2024 – RETIFICAÇÃO

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto