A cidade de Jandaíra, no Mato Grande, recebeu o selo Diamante, concedido pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), que reconhece a transparência pública dos órgãos estaduais e do DF. No Rio Grande do Norte, apenas 24 municípios receberam a premiação, Jandaíra é a única cidade do Mato Grande a conquistar o selo.
A análise foi feita no Portal da Transparência e no Portal de Dados Abertos, de responsabilidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF), e também nos sites dos órgãos e entidades do governo local.
“Ser o único município do Mato Grande a alcançar o selo Diamante reforça o que sempre defendemos: quando existe vontade política e responsabilidade com o dinheiro público, é possível fazer diferente. Jandaíra segue mostrando que transparência não é discurso, é prática diária”, disse o prefeito Reginaldo Vitorino.
O prêmio é concedido com base em um índice de transparência avaliado periodicamente pela Atricon, sendo o selo Diamante a mais alta classificação dentro desse sistema. A avaliação considera 124 critérios, divididos em essenciais, obrigatórios e recomendados, que abrangem aspectos como execução orçamentária e financeira, além de boas práticas de divulgação e acesso à informação.
