A governadora Fátima Bezerra realizou, nesta sexta-feira (20), visita técnica às obras do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) em Mossoró. A unidade está com cerca de 30% dos serviços executados e tem previsão de entrega para outubro deste ano.
O IERN de Mossoró será o 11º equipamento de um total de 12 lançados pela governadora Fátima Bezerra e tem orçamento previsto de R$ 16 milhões oriundos do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), incluindo a aquisição do terreno, que custou R$ 2,3 milhões ao Estado.
Localizado no bairro Santo Antônio, o mais populoso de Mossoró, já foram realizados no local a limpeza do terreno, canteiros de obras, tapumes, muro posterior e lateral direito, toda a terraplenagem, pré-moldados (área de vivência e quadra de esportes), contenção com talude e início da fundação corrida do bloco de salas de aulas.
A governadora enalteceu a construção da unidade e sua importância para a comunidade. “Foi feito um apelo para que viesse aqui para o bairro Santo Antônio, porque tinha essa avaliação da densidade populacional e, portanto, esta obra iria reacender a esperança dos nossos jovens por dias melhores, fortalecendo assim a rede estadual de educação profissional, que já transforma a vida de milhares de estudantes em todo o Estado”, destacou.
Fátima Bezerra também afirmou que os IERNs seguem o modelo dos institutos federais de educação profissional. Ela lembrou que, enquanto parlamentar, participou da articulação para a expansão da rede federal no estado, que passou de duas para 22 unidades. “Os IERNs se espelham naquilo que a gente tem de melhor na educação do Brasil e pelo mundo afora, que são os nossos Institutos Federais”, comentou.
A unidade de Mossoró segue a estrutura das demais unidades no estado, sendo projetada com arquitetura acessível e sustentável, com reuso de água e energia solar, 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destacou que a execução do projeto de construção do IERN de Mossoró está em ritmo avançado. “Estamos com uma média de 30% de execução da obra e caminhando para entregar ainda este ano, com muito entusiasmo e comprometimento”, ressaltou. “Já iniciamos a estrutura das salas de aula. É uma obra de 3.655 metros quadrados, com infraestrutura ampla, moderna, que vai profissionalizar os estudantes e beneficiar a população da comunidade”, afirmou.
A terraplanagem foi concluída, assim como o muro de contorno, praticamente finalizado. E a parte estrutural segue em execução. O secretário informou que a estrutura da quadra, por exemplo, deve ser instalada na próxima semana. “A obra avança e confirmamos isso nesta visita técnica”, acrescentou.
Ele lembrou que a localização da unidade é estratégica, por se tratar de um bairro com alta densidade populacional. Segundo o secretário, a presença do IERN na região ampliará o acesso dos jovens a educação de qualidade e aos cursos profissionalizantes, facilitando o ingresso na formação técnica.
Já foram entregues, equipadas e estão em funcionamento as unidades dos IERNs de Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria, Tangará, Santana do Matos e Areia Branca. Touros, Umarizal e São Miguel foram concluídas e transferidas para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a de São José de Mipibu aguarda início de obras.
Também acompanharam a visita o secretário da Saúde, Alexandre Motta; o subsecretário de Educação do RN, Flaubert Torquato; Ivanilson Maia, secretário-adjunto do Gabinete Civil. Também participaram a deputada estadual Isolda Dantas e as a vereadoras de Mossoró Marleide Cunha e Plúvia Oliveira.