PT lança movimento nacional com 8 pré-candidaturas para renovar a Câmara federal; Brisa é o nome do RN

Cartaz de divulgação

A pré-candidatura a deputada federal da vereadora Brisa Bracchi (PT-RN) é uma das oito que compõem uma iniciativa nacional visando a renovação da representação do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional. O lançamento desse movimento é destaque nesta terça-feira (21) na imprensa nacional.

Batizada de “Congresso do Povo”, a mobilização foi idealizada pela vereadora Luna Zarattini PT-SP) e é resultado da necessidade de ampliar a presença de lideranças jovens na política nacional.

Luna foi chamada pelo presidente Lula para disputar uma vaga federal por São Paulo e integra a coordenação de juventude da campanha à reeleição. Brisa Bracchi tentará pela primeira vez a candidatura à Câmara Federal. Ela foi convidada por Luna e é a única mulher jovem do RN a participar do “Congresso do Povo”.

“Há alguns meses o presidente lançou um desafio ao PT de que ele queria candidaturas jovens para o Congresso Nacional. Que a cara do PT na Câmara de Deputados Federais tinha também que ter a cara da juventude. O PT também está fazendo esse movimento aqui no Rio Grande do Norte e em vários outros estados que têm candidaturas com muito potencial eleitoral”, explicou a vereadora.

Segundo ela, “a pré-campanha está cada vez mais forte”. “A gente tem uma nominata muito forte esse ano na Federação para chapa de deputado federal, nomes de muito peso… Dão um cenário de que a gente deva, de fato, ampliar o número de cadeiras à deputada federal, e a gente tá muito animada aí para concorrer”, afirmou.

O “Congresso do Povo” surge em meio ao debate sobre a renovação geracional do PT e a necessidade de ampliar a presença de lideranças jovens na política nacional. Todos os integrantes têm até 35 anos e disputarão pela primeira vez uma vaga de deputado ou deputada federal, embora a maior parte já exerça mandato municipal ou estadual.

O núcleo inicial é formado por Luna Zarattini, de São Paulo; Pedro Rousseff, de Minas Gerais; Ana Júlia Ribeiro, do Paraná; Rosa Amorim e Kari Santos, de Pernambuco; Laura Sito, do Rio Grande do Sul; Brisa Bracchi, do Rio Grande do Norte; e Eduardo Zanatta, de Santa Catarina.

De acordo com Luna Zarattini, “a renovação do PT não começa agora”. “Ela já está nos municípios e nos estados, em mandatos com experiência política, presença nos territórios e disposição para enfrentar a extrema direita. O Congresso do Povo leva essa geração para a disputa federal”, explicou.

Com a assinatura “A renovação já começou”, o movimento adota 13 compromissos políticos. Entre eles estão o fim da escala 6×1, mudanças no modelo de emendas parlamentares, reforma política, justiça tributária, transição ecológica, combate à violência contra as mulheres e uma nova política de segurança pública.

De acordo com o grupo, a atual correlação de forças no Legislativo tem impedido o avanço de propostas com apoio popular e reduzido a capacidade do governo de executar o programa escolhido nas urnas.

A iniciativa é aberta à entrada de outras pré-candidaturas jovens que estejam de acordo com os compromissos do movimento. A proposta é construir uma articulação política e programática que vá além da eleição, sem apresentar o grupo como uma bancada fechada.

O lançamento deu início a uma mobilização digital aberta à adesão de novas pré-candidaturas alinhadas aos compromissos do movimento e ao cadastro de apoiadores e voluntários. Um ato presencial com as lideranças está previsto para agosto.

Alguns dos compromissos:

– Fim da escala 6×1: 71% da população apoia
– ⁠Taxação das grandes fortunas: justiça tributária já!
– ⁠Contra o orçamento secreto: queremos orçamento participativo
– ⁠Reforma política: 50% de mulheres no parlamento, cota racial e lista fechada
– ⁠Transição ecológica: enfrentamento à crise climática com energia renovável
– ⁠Segurança pública com inteligência: fim da violência policial e das chacinas
– ⁠Reforma agrária e demarcação de terras indígenas: contra o marco temporal
– ⁠Reforma do Judiciário: fim dos supersalários e privilégios
– ⁠Renda Básica Universal: dignidade para todos
– ⁠Juventude: educação, emprego, moradia e tarifa zero

Para mais informações:
– Plataforma da mobilização: https://congressodopovo.com.br/
– Instagram Congresso do povo: https://www.instagram.com/congressodopovo_/