A bancada do bom senso é maioria na Assembleia

Bancada do bom senso é majoritária na Assembleia (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

Fala-se que na Assembleia Legislativa existe a bancada de Ezequiel Ferreira (PSDB), a reduzida bancada da governadora Fátima Bezerra (PT) e a oposição.

Parte da bancada de Ezequiel faz oposição dura à governadora, outra parte se alinha ao governismo. Governo é governo, oposição é oposição, mas na Assembleia tem esse fator.

Em duas votações emblemáticas este ano pesou majoritariamente o bom senso, que digamos seja uma bancada temática na casa.

Explico citando nomes e exemplos.

Na consagrada emenda “Milu” que estendia o aumento de 16,38% dos procuradores para todas as categorias teve deputado de oposição como Hermano Morais (MDB) que se limitou ao que as constituições estadual e federal permitem.

Ou seja: deputado não pode propor reajuste salarial. Seria enganar os sofridos servidores do Rio Grande do Norte. Hermano fez suas críticas ao Governo Fátima, mas na hora de votar seguiu o bom senso.

O caminho é construir os reajustes através por meio d negociações entre Governo e sindicatos. A via é negociada e não rasgando as cartas constitucionais.

Hoje tínhamos a votação do crédito extraordinário de R$ 1,77 bilhão. Pode-se discutir se a governadora deixou para última hora, mas não faz o menor sentido dizer que um decreto é mais seguro que um projeto de lei (depois volto ao assunto). Alguns deputados ensaiaram criar entraves, mas no final a maioria dos oposicionistas, com exceção de Getúlio Rego (DEM) e José Dias (PSDB), seguiu o bom senso de votar favorável ao crédito.

Se o crédito não fosse aprovado, mais de cem mil servidores ficariam sem salários de dezembro e 13º de 2019.

Escrevo tudo isso com a plena certeza de não se tratar de uma simplificação no sentido de que limitar-se ao embate Governo x Oposição ou mera subserviência na Assembleia Legislativa. A governadora também sofre derrotas por lá, mas nos casos emblemáticos prevaleceu o bom senso independente da bancada.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto