Ação pede investigação do uso da secretaria de educação nas eleições em Natal

Randall é aliado de Paulinho Freire (Foto: reprodução)

A candidata Genilce Maria (PSD) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o vereador eleito Daniell Rendall (Republicanos), acusando-o de utilizar a Secretaria Municipal de Educação de Natal para pressionar servidores em troca de apoio eleitoral.

São anexados ao processo as denúncias feitas pelo também vereador eleito Léo Souza (Republicanos) que revelou o uso político da Secretaria de Educação, corroborando as acusações de que a pasta foi utilizada para pressionar servidores e beneficiar a campanha de Daniell.

O processo questiona a lisura da sua eleição, apontando que houve favorecimento político por meio do cargo público e das ações irregulares. A ação pede a cassação do mandato e a inelegibilidade de Daniell por oito anos.

Não é o primeiro escândalo desse tipo na gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Ontem a CNN revelou que o  diretor técnico da Agência Reguladora de Natal (Arsban), Victor Diógenes, cunhado do prefeito, foi flagrado pressionando servidores a votarem no candidato a prefeito Paulinho Freire (UB), aliado de Rendall.

Outra denúncia

A ação trata de uma notícia-crime movida contra Daniell Victor Rendall Melquiades de Lima, acusado de abuso de poder político e econômico.

A denúncia aponta que Daniell, como Diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Natal, teria utilizado um projeto chamado “Stand Up Formativo” para se autopromover politicamente junto a servidores terceirizados. A alegação também menciona que ele teria ameaçado demitir quem não apoiasse sua candidatura.

O processo foi arquivado, pois não foram encontradas evidências suficientes para justificar a instauração de um inquérito. A promotoria e a Polícia Federal avaliaram que as atividades de Daniell, como as palestras e treinamentos, estavam dentro das atribuições do cargo e eram realizadas desde 2021, sem ligação direta com sua candidatura​.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto