ADUERN acusa Governo de quebrar acordo

Presidente da Aduern critica Governo (Foto: reprodução/Youtube)

A Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) acusa o Governo do Estado de quebrar acordo com o Fórum de Servidores do RN em relação ao pagamento do 13º salário de 2019.

A presidente e vice do sindicato, Patrícia Barra e Kelânia Mesquita, representaram a categoria na reunião realizada ontem.

A entidade lembra que o acordo firmado com sindicatos no início do ano previa que toda verba extra que entrasse nas contas do Estado, seria destinada ao pagamento dos salários que permanecem atrasados. Os servidores da UERN ainda aguardam pelos salários de novembro, dezembro e o 13º de 2018. “Saímos desta reunião com apenas uma certeza: o Governo realmente não tem planejamento sólido que contemple o pagamento dos salários atrasados. Toda a verba extra que inicialmente foi colocada pela Governadora como estratégia para quitar as dívidas do Estado com os servidores, agora está sendo usada como forma de pagamento das folhas atuais. Desta forma, não há nada concreto em relação ao pagamento dos passivos de 2018” destacou a presidenta da ADUERN, Patrícia Barra.

Para o pagamento do 13º deste ano, que deve ocorrer até o dia 30 de dezembro, o Governo afirma já ter assegurado R$ 120 milhões, referentes à venda da Folha dos servidores e a expectativa é de que o Estado receba mais R$ 160 milhões até o dia 27 de dezembro, obtidos em razão do leilão do Pré-sal. O restante do valor necessário para o pagamento do 13º deverá ser adquirido por meio de um empréstimo, utilizando os royalties como garantia.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto