Allyson está construindo candidatura ao Governo por uma terceira via. Só Wilma, em 2002, conseguiu vencer com essa estratégia no RN

Allyson está de olho em 2026 (Foto: reprodução)

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (UB) lidera todas as pesquisas confiáveis para o Governo do Estado desde o final do ano passado. A margem de liderança é considerável, o que lhe dá condições para construir-se como uma terceira via.

E é assim que Allyson está pavimentando o caminho para a Governadoria, em Natal.

A oposição à governadora Fátima Bezerra (PT) é liderada pelo senador Rogério Marinho (PL). Ele controla a maior parte da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa e dita os rumos da mídia bolsonarista no Estado.

Allyson não se alinha a liderança de Rogério, inclusive os dois estão politicamente rompidos há um ano.

O prefeito também é adversário de Fátima de quem não poupa ataques e usa como bode expiatório quando se vê acuado em alguma crise.

Allyson trabalha com aliança com a senadora Zenaide Maia (PSD), uma aliada de longa data do PT, e ouve conselhos do histórico antipetista José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil.

Wilma

A única vez que uma candidatura de terceira via foi vitoriosa para o Governo do RN desde a redemocratização foi a de Wilma de Faria (PSB) em 2002. Naquele ano ela deixou a Prefeitura de Natal num cenário em que a candidatura de oposição era a do então senador Fernando Bezerra (PTB – atual PRD) e o da situação era do governador Fernando Freire (PPB – atual PP), que assumiu o cargo após a renúncia de Garibaldi Alves Filho (PMDB) para disputar o Senado.

Wilma começou a disputa em terceiro lugar e foi crescendo a ponto de ir para o segundo turno na liderança. Na segunda etapa venceu Fernando Freire com folga (61,05% x 38,95%).

Foi a única vez desde a redemocratização que uma governadora foi eleita pela terceira via no RN.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto