Allyson infla números do MCJ 2025 e se contradiz para fazer marketing com o evento

Allyson força a barra com os números (Foto: redes sociais/Allyson Bezerra)

O Mossoró Cidade Junina 2025 definitivamente foi tornado pelo prefeito Allyson Bezerra (UB) uma peça de marketing político recheada de informações contraditórias que são derrubadas pelos fatos, leia-se levantamento da Polícia Militar em parceria com a Uern e CDL/Mossoró.

A cada versão oficial, a contradição fica evidente.

Veja o caso do Boca da Noite. O levantamento da PM com a Uern e CDL seguiu um método científico com auxílio de inteligência artificial e concluiu que no sábado estavam 94.388 pessoas.

No domingo a assessoria de comunicação espalhou a notícia de que ali estavam 200 mil pessoas. No dia seguinte, estava a versão em veículos de comunicação ligados ao prefeito que ali estavam 145 mil pessoas.

Na noite de segunda-feira em entrevista a 96 FM, o prefeito mudou os números, baixando para 129 mil.

A contradição evidencia o improviso do marketing de Allyson para vender uma imagem de crescimento constante do evento em sua gestão.

A tabela, que você pode conferir no final desta reportagem, mostra que de todos os polos os dados da Prefeitura de Mossoró só foram menores no Polo Antonio Francisco e Festival de Quadrilhas, justamente lugares onde houve críticas ao prefeito e organização do evento.

É uma estratégia que engana a população que percebe uma clara redução do público e faz a polêmica prolongar.

Tudo isso descredibiliza o segundo número inflado pela gestão: o de que o evento teve um total 1.551.099 pessoas em 2025, tratado como maior da história.

Número do estudo da Fecomércio que usou dados fornecidos pela Prefeitura

Nas contas do estudo com método científico 1.292.249 pessoas, uma retração de público de 1,34% em relação a 2024.

O pior nisso tudo, é que o prefeito deu declarações de o Mossoró Cidade Junina deste ano foi o maior de todos os tempos, o que não procede nem nos números que ele usou.

Já que no ano passado, a Fecomércio publicou um estudo que apontou um público de 1,6 milhão de pessoas por meio de dados fornecidos pela própria Prefeitura de Mossoró. A projeção para este ano era de que isso se repetisse. Valem mensurar que os números da CDL/Uern apontaram 1.310.092 pessoas em 2024.

Números fornecidos pela própria gestão de Allyson contradizem números que ele usou esse ano para justificar esse como o maior MCJ da história (imagem: reprodução/Mossoró Notícias)

Nem nos números da CDL/Uern de 2025 e nem os dados utilizados pela fecomercio em 2024 foram superados pelos dados de 2025, celebrados pela prefeitura como maior de todos os tempos.

Os dados inflados expõem a Fecomércio a mensuração de resultados em dados claramente promovidos (inclusive maior estimação econômica do montante gerado no MCJ e a uma contradição em que não se sustentam nos fatos.

Metodologia

As divulgações feitas pelo prefeito não expõem a metodologia utilizada. Já a parceria da PM/Uern/CDL usa o método Herbet Jacobs que envolve dividir a área ocupada por uma multidão em seções, determina um número médio de pessoas em cada seção (densidade) e multiplica pelo número de seções ocupadas.

A tecnologia de inteligência artificial tambem é usada para auxiliar as estimativas através de fotografia aérea, fotografia de observadores em terra(que detectam os vazios, conformação/disposição e densidade do público nos locais dos eventos), sistemas de grade 3D, imagens de vídeo gravadas acima de 400 pés (120 metros).

Tabela comparativa:

Polo CDL/Uern/PM Versão de Prefeitura Diferença
Pingo 244.024 250.536 – 6.512
Estação 661.398 826.752 – 165.354
Maior show da Estação Menos é Mais (22 de junho): 80.286 Safadão (19 de junho): 105.862* – 25.576
Cidadela 69.500 127.878 – 58.378
Arraiá do Povo 72.809 95.095 – 22.286
Chuva de Bala 46.500 55.130 -8.630
Igreja de São João 22.450 24.934 – 2.484
Quadrilhas 25.800 18.330 + 4.152
Antonio Francisco 55.600 21.648 + 33.952
Boca 94.388 pessoas 129.476 – 35.088
Total 1.292.249 1.551.099 -258.850

*O estudo da Uern cravou 75.950 pessoas.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto