O prefeito Allyson Bezerra (UB) não está para brincadeira nestas eleições. Apesar de liderar com folga as pesquisas e ter alta popularidade nas mesmas sondagens, o “Pobrezinho” está com a equipe jurídica pronta para criar imbróglios nos mínimos detalhes.
Desta vez o alvo é o bolsonarista Genivan Vale (PL) que simplesmente “mudou de cor”. Em 2016, quando tentou sem sucesso o terceiro mandato de vereador pelo PDT, ele se declarou “branco”.
Agora, com cotas extras do fundo partidário para pretos e pardos, o candidato a prefeito bolsonarista “mudou de cor” e se apresentou como pardo.
Allyson não gostou nada disso e questionou o deferimento do registro de candidatura de Genivan. “Pelo que se compreende dessa Informação, o Requerente também haveria mudado sua raça/cor para parda no Cadastro Eleitoral, o que se mostra de todo estranho, pois a simples conferência do perfil do Instagram1 daquele ou da foto do próprio RRC, vê-se uma pessoa nitidamente branca, sem fenótipos de pessoa negra/parda”, questionou.
A preocupação de Allyson é que Genivan, um homem claramente branco, acesso recursos extras do fundo eleitoral para pessoas pretas e pardas.
“O Juízo, data máxima vênia, não observou o procedimento instituído pela legislação de regência, a qual trata de uma questão de ordem pública, pois relacionada à política afirmativa que interessa à toda sociedade”, argumenta.
A ação pede para anular o deferimento do registro da candidatura e fiscalizar a existência de repasses de recursos públicos a candidaturas negras ao candidato do PL.