Depois de dizer que o Ceará tem região Agreste (não tem) o ex-juiz Sérgio Moro voltou a cometer gafes geográficas desta vez foi na rádio Difusora de Mossoró quando ao analisar a importância das energias renováveis do Rio Grande do Norte ele disse que o “Todo aquele sol é fantástico para o turismo, mas a gente sabe que muitas vezes acaba trazendo dificuldades para as pessoas, principalmente por deixar o clima árido ou semiárido”.
Depois ele disse que o sol pode ser a solução para economia nordestina com destaque para o RN. “Mas todo esse sol pode ser, no fundo, a grande vantagem do Nordeste, para a gente produzir energia solar. O vento… Eu sei que o Rio Grande do Norte disputa ser o estado que mais tem vento, tem um grande potencial também para geração de energia para geração de energia para este País”, disse.
Entenda a gafe
O clima semiárido ocorre no Nordeste apresenta altas temperaturas por se encontrar entre os paralelos 20º e 30º, o que gera uma alta pressão impedindo que a massa equatorial continental entrar na região. Outro fator se deve às correntes marítimas por serem mais frias ao sul do que ao norte do equador provocam a diminuição das chuvas na região.
Moro jogou a culpa no Sol.