Apoiem a pesquisa de jovens potiguares

Foto: cedida

Por Thiago Fernando de Queiroz*

É evidente que a pesquisa tem o poder de transformar o mundo, pois, as curiosidades de pesquisadores permitem descobrir cura para doenças, máquinas para melhorar o trabalho humano, a melhoria de nossos computadores, bem como pesquisas para melhorar a economia de forma sustentável.

Diante disto, vale destacar o trabalho das Feiras de Ciências escolares, elas permitem que as crianças e os adolescentes pensem e pesquisem ações inovadoras para melhorar o ambiente escolar e social. Dessas Feiras de Ciência, um jovem vem se destacando por dizer “amar a pesquisa”, e, isso se deu por um projeto que ele desenvolveu a anos que tinha a finalidade de criar um jogo inclusivo para pessoas com deficiência visual.

Esse jovem citado é o Lucas Gabriel Alves de Morais, ele tem 17 anos, está no 2º Ano do Ensino Médio, estuda atualmente na Estuda na Escola Estadual Professor Hermógeses Nogueira da Costa. Desde o primeiro projeto de Lucas Gabriel, ele vem se esforçando para chegar o mais longe possível por meio da pesquisa.

Diz Lucas Gabriel que ele ama a pesquisa, porém, por ser de escola pública, não tem tantas condições para aprimorar seus estudos. Entretanto, ele se supera com o Projeto “REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NA FABRICAÇÃO DE BIOPLÁSTICOS, DESTINADOS A CONFECÇÃO DE COURO VEGETAL”, ao qual, teve a orientação da Professora Elivanuza Rocha.

O início do Projeto começou em uma Feira de Ciências em sua escola, onde recebeu a premiação do primeiro lugar em sua categoria, depois foi para a Feira de Ciências da 12ª DIREC, onde recebeu a credencial para participar da Feira de Ciência na UFERSA. Essa Feira de Ciências da UFERSA reúne todos os projetos do semiárido potiguar, ao qual foi muito elogiado.

Vendo que o Trabalho de Lucas Gabriel era muito bom, sua orientadora pediu para que ele inscrevesse seu Projeto na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), sendo a primeira Feira pré-universitária online. Assim ele o fez. Ao ser aprovado para a disputa nacional pelo Projeto levar em conta a originalidade e impacto social, ele, sua orientadora e seus colegas de escola estão na torcida para que ele ganhe nesta competição.

Para que ele possa trazer esse prêmio ao Rio Grande do Norte, ele precisará de votos no link que será exposto abaixo. Quanto mais votos ele tiver, mais chances ele terá de trazer esse troféu para Mossoró.

Assim acesse o link, vote e conheça o Projeto do aluno Lucas Gabriel, e, vamos lutar por uma educação inclusiva e com oportunidades. Pois, se lutarmos juntos, juntos seremos mais fortes!

Link para você votar e apoiar o Projeto: https://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=224

*É pesquisador em Inclusão e nos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto