Aprovação de Álvaro Dias despenca em Natal

Álvaro Dias perde popularidade (Foto: José Aldenir/Agora Imagens)

Está em curso o fim da lua de mel entre o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) e o eleitor da capital. Os números da pesquisa Seta comparados com sondagens anteriores do mesmo instituto apontam que a popularidade do tucano está em queda.

Um dado interessante: em 13 de fevereiro de 2020, antes da pandemia da covid-19, o eleitor natalense estava dividido sobre o desempenho de Álvaro.

A pesquisa publicada no Blog do BG (ver AQUI) informava que 44% desaprovavam a gestão enquanto 33% aprovavam. A título de comparação era uma situação bem pior que a governadora Fátima Bezerra (PT) enfrenta atualmente no RN com aprovação e desaprovação tecnicamente empatadas.

Aí veio a pandemia, a tática de bater de frente com Fátima usando métodos bolsonaristas contra o isolamento social por meio de decretos inócuos contra as medidas sanitárias e pregação de que a ivermectina funcionava contra a covid-19. Com apoio das principais rádios da capital essas sandices ganharam verniz de defesa da economia.

Em setembro de 2020 o mesmo Instituto Seta no mesmo Blog do BG apresentava um quadro totalmente diferente. A aprovação de Álvaro Dias era de 61% e a desaprovação de 27% (ver AQUI).

Prefeito reeleito com folga no primeiro turno.

Em 2021 o Instituto Seta não fez pesquisas sobre a avaliação do tucano.

Somente ontem a 98 FM divulgou uma nova pesquisa Seta expondo o que o natalense pensa sobre Álvaro Dias. A aprovação caiu (em números arredondados) 23% ficando m 38.2% e a desaprovação se encontrar estável com 28,5% (ver AQUI).

Fatos novos no período explicam a mudança de humor entre os natalenses. Tivemos a Operação Rebotalho que tratou da compra de respiradores obsoletos e superfaturados, a crise do setor de transporte, descumprimento do piso dos professores e o escândalo dos jetons que aumentaram em 60% os salários dos secretários e prefeito.

Talvez esses números ajudem a explicar porque Álvaro tenha deixado para lá a ideia de disputar o Governo contra Fátima.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto