Uma experiência de trabalho remoto na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) chegou a 100 ontem com mais de 700 novas propostas, além das que já foram implementadas na ALRN.
Entre 17 de março e 18 de junho, foram 54 propostas aprovadas, sendo 37 leis ordinárias, 3 leis complementares, 3 medidas e 11 leis legislativas, que avaliaram o exame de 119 decretos de calamidade pública dos municípios.
A avaliação feita internamente pela casa ou teletrabalho por parte da equipe de servidores que atuam no “escritório doméstico” mostrou-se um método bem-sucedido nos termos de testes e revelou uma Assembléia Legislativa moderna, adaptada à tecnologia e preparada para o novo período. “A urgência do isolamento social motivado pela pandemia de coronavírus, também altera o método de trabalho, em que os setores administrativos e gabinetes parlamentares são reinventados, com novas rotinas sem danos na produção legislativa, garantindo o andamento e os testes de projetos; reuniões de comissões e deliberações dos parlamentares, garantia ou apoio fundamental ao Estado; lei e legalidade de atos; decretos e mobilidade na área financeira; diante da urgência na saúde em salvar vidas;
Os setores administrativos também atestam a proatividade dos servidores legislativos estaduais. “Continuamos com nossas metas e cumprimos o planejamento estratégico. Como Diretorias Gerais e Administrativas instalaram diretivas em que os recursos podem ser ativados como todos os setores que desenvolvem suas funções, como todos os que desempenham atividades essenciais ”, norte de Dulcineia Brandão, diretora administrativa e financeira da Assembléia Legislativa, ressaltando que a experiência atual demonstrada por servidores O Poder Legislativo mantém-se motivados e criativos para superar os obstáculos.
Um dos destaques no trabalho remoto foi a consolidação da tecnologia no ambiente legislativo. Para o Diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel o desafio foi ampliar para todos os setores e gabinetes o teletrabalho. “Não tivemos dificuldades em adaptar a equipe, o que houve foi a necessidade de direcionar a todos”, disse Mário Sérgio. E projetos não faltaram. Atividades que estavam programadas não sofreram atrasos e outras, como o aplicativo para deliberação, teve que ser ajustado ao regime do Sistema de Deliberação Remota (SDR) instituído pela Mesa Diretora e publicado em ato em março. “Este seria um projeto para o futuro e tivemos que antecipar a instituição e desenvolvimento colocando em prática desde o período da pandemia”. Mas a Gestão Tecnológica da ALRN teve que agir para a liberação de alguns sistemas para acesso externo, possibilitando o pleno funcionamento dos setores de Recurso Humanos; folha de pagamento de pessoal; setores administrativo e financeiro, além de patrimônio, compras e Memorial Legislativo.
Outro destaque foi a implantação do processo legislativo eletrônico resultando na continuidade das atividades nos gabinetes, Diretoria Legislativa, Presidência, Comissões e demais setores em trabalho remoto.
A Diretoria Legislativa é um exemplo. De acordo com Tatiana Mendes Cunha, durante a pandemia do coronavírus, para atuar remotamente e dar continuidade a prestação do serviço da Diretoria Legislativa, o Poder Legislativo avançou rapidamente na melhoria organizacional do setor com algumas redefinições de fluxos e agilidade no processamento das demandas relativas à situação emergencial (Covid-19). “Entre os novos procedimentos internos, por exemplo, estão a comunicação remota com Prefeituras, entes governamentais, Legislativos municipais e demais poderes”, destaca. Tatiana Mendes Cunha acredita que com as adaptações ao trabalho de modo virtual, que já está consolidado, foi obtido um marco na gestão do Processo Legislativo e um desenvolvimento nas atividades do setor. “As pilhas de documentos tramitando em mãos, aguardando a ida e a volta ao plenário para o processamento ainda manual, emissão de cópias, coleta de assinaturas manual, anexação de despachos para o andamento físico; foram substituídas, hoje, com o recebimento e envio de expedientes internos e externos por meio de e-mail, do sistema SEI e, principalmente, do e-Legis. Tudo integrado ao Plenário, Presidência e aos deputados”, detalhou. Com tantas mudanças, sem prejuízo para o trabalho, Tatiana Mende Cunha se mostra orgulhosa da equipe que integra a Diretoria Legislativa e pelo êxito que vem obtendo nesse processo. “O apoio do presidente, da Mesa Diretora, deputados, diretores administrativos e servidores empenhados consideramos esses bons resultados”, ressaltou.
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas – desde os primeiros dias da suspensão das atividades presenciais – montou estratégia para dar suporte aos servidores. A primeira medida foi reforçar o atendimento ao servidor através do Whatsapp da COGEP (84) 98807-4270, e pelo e-mail institucional da coordenação cogep@al.rn.leg.br. Através dos canais virtuais de comunicação os servidores obtêm informações funcionais, solicitam informações sobre férias; dados cadastrais; certidões e andamento de processos funcionais.
E com as reuniões remotas, ferramentas internas e aplicativos usados nas reuniões entre servidores da Casa, definindo metas e estratégias adotadas para esse período também foi destacado no período de pandemia. Com reuniões, o RH da Assembleia consolidou regras expostas em cartilha com informes e dicas para amenizar os impactos do isolamento social; amparar servidores na rotina de teletrabalho; apoio e prevenção em acidentes domésticos. “A mudança nos setores já é evidente, digo que estamos em uma revolução, estamos nos transformando completamente. A produção dos servidores do legislativo nunca mais será o mesma, visto que estamos vivenciando um processo de modernização da gestão. E, agora com essa pandemia, onde tivemos as atividades presenciais suspensas, e com a ascensão da tecnologia, permitiu o desenvolvimento e acesso virtual aos sistemas, estamos nos adaptando para termos uma mistura do teletrabalho com rotinas presenciais”, explica o coordenador de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez.
Setores e gabinetes parlamentares também estão em teletrabalho, permitindo a continuidade dos trabalhos administrativos e legislativos, onde cada servidor, segundo Thyago Cortez, vivencia o futuro no presente, e isso permite pensar as tendências atuais como estão impactando na vida profissional dos servidores. “O isolamento social acarretado pelo coronavírus fez com que repensássemos de forma ágil uma nova rotina de trabalho. O home office foi um verdadeiro desafio, sair de uma sala movimentada, com contato físico, abraços e trabalho em conjunto para quase um silêncio absoluto em casa, sem ter o contato com as pessoas, foi inicialmente bem estranho, confesso. Minha estratégia para não perder o ritmo de trabalho foi preestabelecer uma rotina, separando os horários para trabalho e para minha vida pessoal, e depois de meses assim, acabei me acostumando”, disse Aline Almeida, chefe do núcleo de planejamento e controle de pessoal.
Faça o dia 19 de março até hoje a Coordenadoria de Gestão de Pessoas que respondeu mais de 170 e-mails e 380 empresas via WhatsApp do setor institucional. “Estamos trabalhando com excelência e excelência, para uma resposta ágil aos nossos servidores”, disse Thyago Cortez.
O Brasil tem mais de 116 milhões de usuários da Internet e neste período de pandemia, o uso de redes sociais e aplicativos em busca de informações também aumentadas. Os setores de comunicação da Casa também mesclam atividades presenciais e virtuais, com destaque para canais de internet. Uma Diretoria de Comunicação, uma Assembléia de TV, um Rádio Assembléia, uma Diretoria de Representação Institucional e todo o trabalho de divulgação de ações da Casa, cumpra os requisitos de transparência e comunicação, períodos fundamentais de pandemia.