Um dos temas mais recorrentes quando o assunto é o governo Robinson Faria (PSD) é o atraso salarial do funcionalismo estadual. Mas para o eleitor potiguar esse não é um tema primordial.
Esse é o maior problema do Governo do Estado para apenas 0.8% dos entrevistados na pesquisa da Consult encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Esse item passou despercebido na maioria dos veículos que abordaram o assunto.
Logicamente a sobrevivência é o que mais preocupa o cidadão potiguar. Daí a segurança é o tema que mais preocupa 39.8% dos entrevistados e a saúde para 20.5%. Primeiro não morrer e bem depois a preocupação com os menos de 3% dos habitantes do sofrido elefante que trabalho no serviço público estadual.
Mas os políticos não se iludam. Atrasar salário pega muito mal com o eleitorado como um todo. Por outro lado, há uma brecha no debate eleitoral do próximo ano para o prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) que, como o governador Robinson Faria, atrasa salários. Basta desviar o assunto para segurança, por exemplo.
Abaixo o resultado da pesquisa.
MAIORES PROBLEMAS DO RN
SEGURANÇA/VIOLÊNCIA/FALTA POLICIAMENTO: 39.8%
SAÚDE/GREVE NA SAÚDE/FALTAM REMÉDIOS e MÉDICOS: 20.5%
AGUA: 10.8%
DESEMPREGO: 8.4%
SANEAMENTO BASICO/ESGOTO: 1.8%
EDUCAÇÃO/ESCOLAS: 1.7%
SALARIO ATRASADO: 0.8%
CALCAMENTO/PAVIMENTAÇÃO: 0.7%
CRISE FINANCEIRA: 0.6%
POLÍTICOS CORRUPTOS/CORRUPÇÃO: 0.5%