Autonomia financeira da UERN precisa ser encarada como uma conquista histórica

Autonomia financeira da UERN é uma luta coletiva (Foto: reprodução)

A UERN nunca esteve tão próxima da sonhada autonomia financeira. O projeto já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa e será apresentado ao público hoje em Mossoró pela governadora Fátima Bezerra (PT).

A luta é de décadas e passou por todos os reitores eleitos, presidentes de sindicatos e representantes estudantis.

Numa analogia com o futebol seria como uma jogada que nasceu do campo de defesa e fosse construída em troca de passes até deixar o centroavante na cara do gol sem goleiro apenas com o trabalho de empurrar a bola para dentro com um leve toque.

Enquanto a bola não entrar o gol não acontece então o leve toque exige muito cuidado para que a oportunidade não seja perdida.

O “gol feito perdido” acontecerá se a aprovação na Assembleia Legislativa não acontecer antes do dia 17 de dezembro. Sem isso, o projeto fica para o ano que vem e num ano eleitoral tudo é mais complicado e os prazos são mais curtos para aprovar uma proposta como essa.

Há o risco de a proposta ser empurrada para 2023 se não sair agora e aí caso um governador com perfil oligárquico chegue ao poder impedindo a reeleição de Fátima a bola em vez de ir para o gol pode ir para lá fora do estádio.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto