Bancada de Allyson quer dificultar debate sobre novas tentativas de implantação de CEI

Líder do governo tenta apagar debate sobre novas CEIs

O líder da bancada do prefeito Allyson Bezerra (UB), o vereador Alex do Frango (PSD), apresentou um Projeto de Resolução que dificulta o debate público sobre eventuais pedidos de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).

A proposição visa suprimir os parágrafos segundo e quarto (§ 2° e § 4°) do artigo 122 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Mossoró.

Atualmente o regimento interno estabelece que para instalar uma CEI é necessário recolher assinaturas de um terço dos vereadores. Na atual composição, com 21 parlamentares, são necessárias sete.

Caso o número de assinaturas não tenha sido suficiente, é necessário levar o requerimento ao plenário na sessão seguinte. Foi o que aconteceu quando a vereadora Plúvia Oliveira (PT) tentou instalar a CEI dos 4% para apurar os indícios de corrupção na gestão do prefeito Allyson Bezerra revelados pelo Blog do Barreto e que são objeto de duas investigações do Ministério Público autorizadas por dois desembargadores diferentes.

Como Plúvia só conseguiu seis assinaturas foi necessário levar o requerimento ao plenário e a imagem que ficou para a história foi a dos vereadores de Allyson se levantando para votar contra e fugindo do plenário para não ouvir as críticas da petista.

A outra supressão proposta por Alex do Frango é a do fim da submissão ao plenário dos requerimentos que não preencham requisitos como a precisão do fato a ser investigado e as provas que pretende produzir.

A estratégia governista é clara e visa enfraquecer o debate público sobre eventuais denúncias e blindar o prefeito e os seus aliados de constrangimentos políticos.

Ontem o perfil do Blog do Barreto trouxe uma fala de Allyson quando era deputado em que ele detona a suspensão da CPI da Arena das Dunas. Muita coisa mudou nesses últimos anos.

Leia o Projeto de Alex do Frango