Do Blog do César Santos
A quarta-feira (3) de intensa movimentação nos bastidores das eleições municipais de Mossoró termina com dois fatos relevantes, dentro do ambiente da pré-candidatura de Rosalba Ciarlini (PP) à Prefeitura.
1 – O rosadismo, grupo liderado pela ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB), vai apoiar Rosalba pela primeira vez ma história.
2 – O vereador Francisco Carlos (PP) acaba de confirmar ao Blog do César Santos que não será candidato à reeleição.
No caso do apoio de Sandra e seu grupo à Rosalba foi definido em longa reunião no Sítio Cantópolis, depois que o PP aceitou a formação de uma “chapão” para Câmara Municipal envolvendo, além de PP e PSB, o PMDB, PDT, PTB e PT do B.
A formação do chapão deixou Francisco Carlos desestimulado, devido a forte concorrência, mas no final da tarde veio o motivo preponderante: o ex-deputado federal Betinho Rosado, presidente estadual do PP, decidiu ser candidato a vereador, fazendo concorrência direta com o companheiro do partido.
“Fui comunicado por Carlos Augusto que Betinho será candidato a vereador”, disse Francisco Carlos. “Dessa forma, não vejo como continuar com a minha candidatura”, decidiu.
O vereador afirmou que a decisão é “irreversível”.
“Não saio com mágoas”, garantiu. “Apenas vejo política de forma diferente. Tudo que eu pensava, a maneira como estávamos conduzindo o nosso projeto, não é compatível com o que aconteceu agora.”
Francisco Carlos diz que o “chapão” com cinco vereadores e mais a ex-deputada federal Sandra Rosado já seria bastante concorrido, no entanto, a situação tornou-se muito mais difícil com a entrada de Betinho.
“A candidatura de Betinho prejudicou a minha caminhada, porque eu estava trabalhando junto ao eleitor de Rosalba, aquele eleitor tradicional, que agora, certamente, vai votar nele”, justificou.
Francisco Carlos cumpre o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Mossoró. Ele elegeu como o segundo mais votado nas eleições de 2012.
O vereador diz que vai concluir o mandato, considerado por ele como profícuo. Não adiantou se pretende participar das eleições, como apoiador de alguma candidatura, ou se será apenas um eleitor.
ROSADISMO
O apoio do rosadismo à pré-candidatura de Rosalba foi anunciada, de forma indireta, pela ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Através de “nota aos amigos e amigas mossoroenses” (veja abaixo), ela comunicou que estava renunciando a pré-candidatura à prefeita em favor da união de forças políticas que fazem apoio a atual gestão municipal.