Beto mandou emenda para projeto da tia (Foto: reprodução)

Beto Rosado indica emenda que beneficia projeto da própria tia

Por Mirela Lopes

Agência Saiba Mais

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas – RN), destinou para este ano de 2021 uma emenda no valor de R$ 500 mil para a Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP). A instituição é ligada a sua tia, Isaura Rosado, e não possui sede física, apesar de estar localizada na Praça Sete de Setembro, no bairro da Cidade Alta, centro de Natal.

Na justificativa do projeto, o deputado argumentou que a Sociedade tem como alvo as “Comunidades quilombolas; População rural; Mestres, praticantes, brincantes e grupos culturais populares, mulheres; Pessoas com deficiência; Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT; e Grupos assentados de reforma agrária; Estudantes de Instituições públicas de ensino” e que “a Sociedade Amigos da Pinacoteca a partir da convivência com o mundo artístico e seus profissionais, tem constatado a ausência ou inexistência de alguns profissionais, para exercer atividades subsidiárias ao mercado de arte como: fotografia, edição de vídeos, figurinos, maquiagem artística, DJ, coreógrafo, projetos, dança, etc. A partir desta constatação compreendemos que podemos qualificar jovens e adultos para suprir essa demanda de mão de obra. Sem dúvida uma forma interessante de inclusão”.

O valor de R$ 500 mil, segundo a emenda, seria para a operacionalização do projeto “Arte que Inclui”, através de oficinas, apresentações de quadrilhas juninas e festival, voltado para a promoção da acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência, no município de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte e cidade de origem dos Rosado.

A Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar terá até 29 de janeiro de 2023 para prestar contas da utilização do repasse. A instituição, de caráter privado, foi fundada em 27 de março de 2014 e tem Iaperi Soares de Araújo como sócio e administrador. No entanto, na página da instituição, é possível observar a participação ativa de Isaura.

Isaura Rosado já ocupou vários cargos na área de cultura. Ela dirigiu a Fundação José Augusto, que pertence ao Governo do Estado, durante os governos de Wilma de Faria, Rosalba Ciarlini e de Robinson Faria, de onde saiu em março de 2018, justamente, para trabalhar na campanha do sobrinho, Beto Rosado. A Agência Saiba Mais tentou contato com Isaura Rosado, mas não obteve retorno.

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter