Cabo Deyvison desmoraliza ataque de Allyson a Fátima

Cabo Deyvison reage a vídeo de Allyson e expõe contradição

O cenário político potiguar foi sacudido nesta semana por um vídeo que rapidamente viralizou, onde o vereador Cabo Deyvison (MDB) utiliza as próprias palavras do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), para expor uma profunda contradição administrativa.

O parlamentar “desmoralizou” a ofensiva do prefeito contra a governadora Fátima Bezerra (PT) ao revelar que Allyson pratica contra os servidores municipais exatamente o que condena no Governo do Estado.

Em vídeo postado nas redes sociais, Allyson Bezerra subiu o tom contra a governadora devido ao veto desta ao Projeto de Lei nº 632/2025, que pretendia garantir o repasse automático de ICMS, Fundeb e IPVA aos municípios. Em tom de indignação, o prefeito afirmou que “o que é de direito dos municípios não é favor” e que o Estado não pode “segurar” o dinheiro alheio para fechar suas contas.

Para isso, Allyson usou como alegoria o pagamento dos salários dos servidores. “Imagine só você que tem que receber o seu salário em dia para você fazer a feira, comprar o gás, pagar a energia, fazer suas atividades de casa… E agora o salário, que é seu, está caindo na conta de outra pessoa que deveria repassar para você, mas essa pessoa chega e diz: ‘Não, não vou repassar hoje não’”, provocou.

Aproveitando o momento, Cabo Deyvison publicou um vídeo em formado react, que coloca o prefeito contra a parede. Usando como exemplo da contradição de Allyson, o caso do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. “Boa! Descreveu perfeitamente o que está acontecendo hoje no município de Mossoró com os agentes comunitários de saúde e de endemias”, declarou.

Mesmo sendo crítico da governadora, Deyvison mostrou que, enquanto Allyson cobra o Estado, ele retém o recurso federal que pertence aos trabalhadores de Mossoró. “lembrou Deyvison, citando uma fala de arquivo do próprio Allyson para ilustrar o atual “calote” no IFA. “Existe um recurso federal chamado Incentivo Financeiro Adicional (IFA). É um recurso enviado diretamente aos municípios que deve ser repassado aos agentes. O dinheiro chegou, a promessa foi feita, o Conselho Municipal de Saúde aprovou, a comissão foi formada, a minuta da lei ficou pronta, mas o repasse não aconteceu”, relembrou.

Contradição Escancarada

A “desmoralização” apontada por Deyvison reside na incoerência do discurso:

  • No Estado: Allyson exige repasse imediato, alegando que o dinheiro “não é favor”.
  • No Município: Allyson recebe o IFA do Governo Federal (um recurso carimbado), mas, segundo os sindicatos, utiliza o valor para cobrir a folha salarial comum, negando o adicional aos servidores.

O vídeo de Deyvison chega em um momento crítico, logo após protestos do último dia 6 no Palácio da Resistência onde servidores chamaram o prefeito de “caloteiro sem palavra”.

A manobra de Deyvison foi um “xeque-mate” na estratégia de marketing de Allyson, que tentava se posicionar como o defensor dos municípios contra a governadora, mas acabou exposto como um gestor que impõe a mesma dificuldade aos seus subordinados.