Caern investe R$ 3,5 milhões para que todas as ligações de Mossoró sejam medidas por hidrômetro

Caern faz investimentos (Foto: cedida)

Até o final de 2024, a Caern espera que todas as ligações ativas de água da cidade tenham medição por hidrômetro. Essa semana os bairros que estão recebendo o serviço são: Alto do Sumaré, Barrocas, Boa Vista e Aeroporto II. A ação em andamento integra a força tarefa para melhorar a distribuição de água na cidade e garantir a cobrança justa de forma igualitária.

Os outros bairros que vão receber o serviço são: Belo Horizonte, Bom Jesus, Bom Pastor, Conjunto Vingt Rosado, Dix-sept Rosado, Dom Jaime Câmara, Ilha de Santa Luzia, Lagoa do Mato, Pintos, Presidente Costa e Silva, Rincão, Santa Delmira, Sítio Estreito e Sítio São Francisco.

O investimento na hidrometração da segunda maior cidade do Estado chega a R$ 3,5 milhões. Desde julho de 2021, a Companhia instalou cerca de cinco mil hidrômetros em toda a cidade de Mossoró. E substituiu, no mesmo período, aproximadamente 10 mil hidrômetros. Hoje, a média de Mossoró em hidrometração é de 90% e a meta é atingir os 100%.

Parte dos bairros Centro, Bom Jardim, Santo Antônio, Paredões, Nova Betânia, Doze Anos, Planalto 13 de Maio e Barrocas já receberam o serviço e devido ao tamanho dos mesmos podem ter o serviço retomado conforme cronograma de atividades.

CRITÉRIOS

Os critérios para a substituição de hidrômetros é data de instalação maior que cinco anos. Também são substituídos equipamentos parados, violados por fraude, quebrados ou que apresentam alguma deficiência de medição.

Antes da execução dos serviços pela contratada da Caern, é feita inspeção dos medidores instalados nas residências dos clientes para constatar a necessidade da substituição.

No ato da execução do serviço a contratada faz a entrega de um comunicado informando da substituição do medidor. Além da substituição, a instalação de hidrômetro é feita em imóveis que ainda não possuem o equipamento.

GEORADAR

Para otimizar o serviço de substituição de hidrômetros a Caern utiliza o georadar. É um equipamento que faz sondagem de rede e auxilia na identificação de tubulação para garantir o trabalho com maior agilidade.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto